Aprovado projeto que garante tratamento de esgoto

Após avaliações de técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), ao Serviço de Infraestrutura Saneamento e Abastecimento Municipal (Sisam), nos dias 17 e 18 de outubro, São João Batista recebeu a notícia que o projeto do Sistema de Esgoto Sanitário do município foi aprovado.

Serão investidos na construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), mais de R$ 7,7 milhões de recursos da Funasa e R$ 3 milhões de contrapartida da autarquia municipal. O sistema terá tratamento anaeróbio através de UASB, seguindo por tratamento biológico.

De acordo com informações do Sisam, serão construídas seis Estações Elevatórias de Esgoto e 15,6 mil metros de rede coletora. Esta etapa irá beneficiar a população do centro da cidade até a Estação de Tratamento no Bairro Ribanceira do Sul.

A primeira parte do projeto irá contemplar 28% da população batistense com esgoto tratado, o que representa 33% da região urbana. O Sisam afirma que 7,5 mil pessoas serão alcançadas com sistema de esgoto sanitário eficiente, ajudando na despoluição do Rio Tijucas. O investimento total da primeira fase será de quase R$ 11 milhões.