Estado terá radar meteorológico e Sistema de Prevenção e Mitigação de Desastres

O governador Raimundo Colombo e o secretário da Defesa Civil, Milton Hobus, entregaram a ordem de serviço para a compra do radar meteorológico de Santa Catarina e lançaram o Sistema de Prevenção e Mitigação de Desastres do Estado.

O radar meteorológico entrará em funcionamento até fevereiro de 2014, e será instalado em Lontras, ponto estratégico para monitorar eventos naturais como frentes frias, ventanias, chuvas e granizo. O equipamento vai atender 190 municípios em um raio de 200 quilômetros, o que corresponde a 77% do Estado. As regiões serão: Planalto Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, parte do Litoral Sul, Serra, e parte do Meio-Oeste. O investimento é de R$ 7 milhões com recursos do Fundo Estadual de Defesa Civil. “As ações terão um impacto muito forte em Santa Catarina para a proteção das pessoas. Nossa intenção é garantir cada vez mais a segurança e a tranquilidade dos catarinenses”, disse o governador.