1ª Semana Municipal de Políticas sobre drogas

1ª Semana Municipal de Políticas sobre drogas – FORTALECENDO A REDE

“JUNTOS SOMOS MAIS, JUNTOS PODEMOS MAIS”.

Com o objetivo de  mobilizar a sociedade em relação ao alto índice de consumo de drogas (lícitas e ilícitas), através de uma campanha com objetivos e foco, a Administração Municipal de São João Batista, em parceria com as Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Fube e instituições do município, iniciaram hoje (24), a 1ª Semana Municipal de Políticas sobre drogas, com a finalidade de contribuir com a transformação dessa triste realidade.

Com a indicação do vereador Éder Vargas (PMDB), o Prefeito Daniel Netto Cândido sancionou a Lei Municipal 3.495, de 12 de setembro de 2013 que “institui a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao uso de drogas”. A partir daí, foi escolhido o tema deste primeiro ano, “FORTALECENDO A REDE”, que tem como objetivo conhecer as instituições que trabalham diretamente com a problemática drogas, identificando e mostrando quem são essas e quais serviços elas prestam no município. Com o slogan “JUNTOS SOMOS MAIS, JUNTOS PODEMOS MAIS”, as instituições se unirão para que entendam melhor a realidade do município e assim, trabalharem mais unidos na luta contra as drogas.

O lançamento oficial do evento aconteceu nesta terça-feira (24), com a exposição de faixas e cartazes nos locais públicos e com a rodada de entrevistas, participando hoje o vereador Éder Vargas, o Prefeito Daniel Netto Cândido e a Secretária de Assistência Social Janifer Otto, na Rádio Clube. “Esse é um grande projeto para nossa cidade.”, afirma o prefeito Daniel Netto Cândido.

Amanhã (25), a rodada de entrevistas na Rádio Clube terá a presença dos representantes das instituições de atendimento às demandas causadas pelas drogas, como Ministério Público, Conselho Tutelar, Delegacias de Polícia Civil e Militar, falando do retrato da realidade municipal.

Na quinta-feira (26), a rodada de entrevistas na Rádio Clube terá a presença dos representantes das instituições de apoio, tratamento e atendimento como a Comunidade Bethânia, Fazenda Espírito Santo, AA (Alcoólicos Anônimos), Grupo Amor exigente, Secretaria de Saúde e CREAS. Também serão realizadas atividades lúdicas e educativas com os usuários da Assistência Social, Educação e Saúde, trabalhando a temática sobre Drogas.

A semana encerra na sexta-feira (27), com o 1º Seminário Municipal da Rede de Atendimento de Políticas de Drogas, com os componentes desta rede de atendimento, buscando assim estreitar as relações e possibilitar melhor atendimento as famílias. A família é fundamental para o sucesso do tratamento da dependência química. Outra atividade de grande importância será a divulgação do DISQUE 132 – VIVA VOZ – uma central nacional de atendimento e orientação sobre drogas.

1º Seminário Municipal da Rede de Atendimento de Políticas de Drogas

LOCAL: AUDITÓRIO DA COMUNIDADE BETHÂNIA

13:00 – 13:30: Recepção e Credenciamento.

13:30 – 14:00: Abertura Solene da I Semana Municipal de Políticas sobre Drogas Fortalecendo a Rede – Juntos Somos mais, juntos podemos mais.

14:00 – 15:00: Roda de conversa sobre aos Relatos da Realidade Municipal com as autoridades presentes: Ministério Público; Delegacia de Polícia Civil; Conselho Tutelar; Polícia Militar; Fórum, Secretários Municipais.

15:00 -16:00: Roda de conversa sobre o trabalho realizado no município pelas Instituições de Atendimento presentes: Fazenda Espírito Santo; Comunidade Bethânia; Alcoólicos Anônimos AA; Amor Exigente, Secretaria Municipal de Saúde, CREAS – orientação e encaminhamentos.

16:00- 16:30 Roda de conversa sobre o trabalho realizado no município pelas Instituições de Prevenção presentes: Educação e Cultura; CRAS, Esporte – FUBE; Meninos de Ouro; Igrejas Evangélicas; EJU; Grupo de Irmãos, PROERD; Grupo de Escoteiros.

17:00 – 17:30 – Encaminhamentos e projeções para a campanha da 2ª Semana Municipal De Políticas Sobre Drogas em 2015.

17:30 CAFÉ DE CONFRATERNIZAÇÃO – ENTREGA DE CERTIFICAÇÃO