Após 10 dias na Europa calçadistas retornam cheios de inspirações

Participantes da Missão Internacional Tecnológica de Capacitação em Design e Pesquisa de Moda retornaram no sábado à Capital Catarinense dos Calçados

Na tarde de sábado (13) após dez dias, o grupo que participou da Missão Internacional Tecnológica de Capacitação em Design e Pesquisa de Moda, organizada pelo Instituto da Moda de Santa Catarina, que é vinculado ao SINCASJB – Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista, retornou a São João Batista. A iniciativa permitiu que o grupo conhecesse Paris, Londres e Milão, que são referência de moda para o mundo inteiro.

Além disso, o estudo do comportamento e a diversidade de cultura espalhados pelo  mundo, e inclusive no Brasil, proporcionarão uma bagagem ainda maior de conhecimento. A consultora de moda do Sebrae/SC, Giuliana Brandão, que acompanhou a missão, ressaltou que  pensar em uma experiência internacional é sempre inspirador, principalmente para quem nunca vivenciou um trabalho de pesquisa de moda. “A emoção de cada empresário ao ver suas marcas de referência na sua frente, poder pegar na mão, sentir os materiais, observar construções e costuras, alinhar planejamento de coleção,  levar para o Brasil uma mala cheia de informações e inspirações, para mim como consultora de moda, não tem preço”.

O diretor executivo do SINCASJB, Rosenildo de Amorim, acrescentou que a missão é uma das atividades do  programa de  competitividade do setor coureiro-calçadista do Arranjo Produtivo Local de São João Batista, aprovado este ano. “O projeto não se resume a uma viagem e sim a uma série de atividades por um período de dois anos com trabalhos de pesquisa, comercialização, desenvolvimento de produto e capacitação voltados para a indústria do calçado, em mais de vinte ações específicas”.

Amorim frisa que o município de São João Batista é um polo calçadista que depende de ações desta natureza para o desenvolvimento da sua indústria.

O prefeito Daniel Netto Cândido, que acompanhou a missão junto do presidente da Câmara, Vilmar Francisco Machado e do Secretário de Desenvolvimento, Plácido Vargas, diz que valeu muito a pena investir o recurso no setor. “Eu poderia ter investido em obras pela cidade, mas optamos pelo que move a nossa economia, para que nossa cidade se mantenha crescendo e, acima de tudo para que todas as nossas empresas sejam competitivas, pois se elas estiverem bem, reflete em todo o município”.

Empresários trazem mala cheia de novidades

Ele superou o medo de andar de avião. Aos 53 anos, Jandir Sagaz, da Indústria e Comércio de Cintos D’yjas, revela que não imaginava que um dia teria a oportunidade de conhecer um pouco do Velho Continente, a Europa. Ele faz parte da Missão Internacional Tecnológica de Capacitação em Design e Pesquisa de Moda. “Além de ver a beleza do produto final deles pelas vitrines, toda arquitetura e monumentos são inspiradores. Agradeço muito esta oportunidade”, relatou emocionado.

Da Shana Amorim, Victor Matheus da Silva, 29 anos, que viajou pela primeira vez a Europa, o que mais o impressionou foi a possibilidade de ver a diversidade de sapatos e trazer novas ideias. “Alguns chegam a custar 5 mil Euros,  mas é legal que dá para adaptar muito para nossa realidade, o que é um desafio”, analisou.

Outro participante, Márcio Solon Santos, 43 anos, da Sara Cristina, descreveu que nas três cidades se surpreendeu com a valorização da cultura e ao mesmo tempo com a modernidade. “Em muitas galerias e lojas, ficamos encantados com a fachada e quando entrávamos era mais bonito ainda. Com certeza voltaremos com muitas ideias”.

Texto e Fotos:  Jornalista Dirleni Dalbosco