Kits de transposição da Defesa Civil são instalados

O próximo passo agora são os acessos das pontes e daqui a uma semana, o último kit será colocado em Tigipió

Na manhã de terça-feira, 01, e quarta-feira, 02, foram  instalados os Kits de transposição da Defesa Civil no Fernandes e na comunidade de Lua.

Agora a prefeitura trabalha para agilizar os acessos. O prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido, destaca que a Defesa Civil de Santa Catarina desenvolveu essa técnica para repor pontes danificadas por emergências que levam menos de duas horas de trabalho. “Uma inovação no Brasil e até 50% mais barata que as pontes convencionais. Ainda em março, quando houve a enxurrada, tivemos um suporte imediato do secretário de estado da Defesa Civil, Milton Hobus. Ficamos felizes, pois são melhorias fundamentais para aquelas comunidades.”

Com pelo menos 12 metros de comprimento por cinco de largura, esses kits são produzidos em escala industrial e são ferramentas importantes no enfrentamento aos desastres.

Segundo o secretário de Obras, Erasmo Jaci Duarte, a previsão é de que daqui a uma semana, o último kit,  em Tigipió, seja colocado.

A chuva que causou estragos nunca vistos no interior de São João Batista em março deste ano, afetou diretamente cerca  de 1000 moradores.

Um dos moradores que teve a casa alagada, Dorvalino da Silva, 73 anos, disse que nunca viu tanta chuva e estragos em tanto tempo que lá reside. “Me avô sempre dizia, com a natureza não se brinca”, comentou.