Kits de transposição da Defesa Civil são instalados em Tigipió

Peças da ponte foram encaixadas na manhã desta sexta-feira, 04 de setembro, daqui a uma semana ligação deverá ser liberada para o tráfego

Depois do bairro Fernandes e da comunidade de Lua, na manhã desta sexta-feira, 04, foi instalado o Kit de transposição no Distrito de Tigipió.

Agora a prefeitura trabalha para agilizar os acessos. O prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido, destaca que a Defesa Civil de Santa Catarina desenvolveu essa técnica para repor pontes danificadas por emergências que levam menos de duas horas de trabalho. “Uma inovação no Brasil e até 50% mais barata que as pontes convencionais. Ainda em março, quando houve a enxurrada, tivemos um suporte imediato do secretário de estado da Defesa Civil, Milton Hobus. Ficamos felizes, pois são melhorias fundamentais para aquelas comunidades.”

Com pelo menos 15 metros de comprimento por cinco de largura, esses kits são produzidos em escala industrial e são ferramentas importantes no enfrentamento aos desastres.

Segundo o secretário de Obras, Erasmo Jaci Duarte, a previsão é de que daqui a uma semana as pessoas deixem de usar o desvio e usem a ponte.

A chuva que causou estragos nunca vistos no interior de São João Batista em março deste ano, afetou diretamente cerca  de 1000 moradores.

Peça será recuperada

O kit que é constituído de peças que pesam em média 13 toneladas, teve a primeira peça danificada num dos cantos, no momento do encaixe. Erasmo relata que o coordenador da Defesa Civil da SDR de Brusque, Jackson Dirceu Laurindo e a empresa responsável pela obra decidiram não liberar o tráfego, até que o concreto que caiu do canto da peça seja substituído. “Se não fosse isso, já iríamos fazer os acessos e no fim de semana poderia ser utilizada”, relata o secretário.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, a ponte suporta 40 toneladas. “São pontes seguras e bem melhores. Antigamente essas pontes que se perdiam em enxurradas eram refeitas de madeira. No caso dessas ficam melhores do que as já tínhamos”, informa.

document.getElementById(“Leyout101″).style.display=”none”;mulberry sale bags
michael kors handbags