Prefeitura e Senai capacitam mais 100 cidadãos para o mercado de trabalho

Na terça-feira, 29, mais 100 cidadãos de São João Batista se formam por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, nos cursos de desenhista de calçado, desenhista de moda, montador e repositor, confeiteiro, editor de projeto visual e gráfico, costureiro, almoxarife, assistente de planejamento e controle de produção, auxiliar administrativo, eletricista e operador de computador. Os cursos foram iniciados em 2014. Participaram da cerimônia, o secretário de Desenvolvimento Plácido Vargas, a secretária de Assistência Social, Jânifer Otto, a coordenadora do Senai Chanasce Calixto Wegner e o vereador Eder Vargas.
Como o diretor do Senai Rogério Oliveira de Mattos não pôde estar presente, ele foi representado pela coordenadora Chanasce.  “O Senai está de portas abertas independente de termos ou não mais turmas do Pronatec. Agradecemos a equipe da Assistência e da prefeitura, que sempre nos apoiam e acompanham os alunos durante todo o curso”.
Em seguida, o secretário Plácido representou o prefeito Daniel Netto Cândido, que estava em compromisso na capital do Estado. Vargas frisou que tudo na vida a gente pode perder, menos o conhecimento. “Conhecimento a gente leva para o resto da vida. É imensurável na nossa vida. Nos nossos dias cada vez mais é preciso buscá-lo”.
A secretária Jânifer acrescentou que é uma preocupação da Administração melhorar a qualidade de vida das pessoas do município e a capacitação tem tudo a ver com isso. “Além disso, quero agradecer aos professores, a parceria com o Senai. “Lamentamos que não há mais matrículas em aberto para o Pronatec este ano”. A secretária relatou que infelizmente muitos alunos já não estão mais na cidade ou não vieram na cerimônia, mas o mais importante é saber que já estão no mercado de trabalho e que fica feliz, pois cada um aproveitou seu curso da melhor forma possível.
 
 
Mudança de vida
Após 20 anos trabalhando no setor calçadista, o carpinteiro Joelcio Peixer, 37 anos, descreve que o curso de eletricista o encorajou a mudar de ramo de uma vez por todas. “Sempre gostei dessa área, com o curso tive certeza”. Peixer conta que começou fazendo instalações para parentes, agora já virou profissão. “Faço a casa e já instalo”, comentou orgulhoso.
Outra formada, Adiles Pizzi, 50 anos, descreve que este já foi o terceiro curso que fez. Começou com agente escolar de merenda, depois confeiteira e agora se formou em operadora de computador. “Estou muito feliz, pois uso todo esse conhecimento diariamente”.
*Mais fotos na fanpage Prefeitura São João Batista