Ronaldo Fraga apresenta na passarela do SPFW calçados exclusivos do Projeto Iconografia Local São João Batista

Após uma série de encontros realizados no ano passado pelo Grupo Estratégico de São João Batista – formado pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (SINCASJB), pelo Sebrae, pela Assintecal e empresários locais – foi identificada a necessidade de se trabalhar a identidade dos produtos desenvolvidos no polo. A partir desse diagnóstico, iniciou-se então o desenvolvimento do projeto Iconografia Local, ação que faz parte do convênio entre Assintecal e Sebrae.
Desenvolvido pelo estilista Ronaldo Fraga, o Iconografia Local de São João Batista, propõe a decodificação das formas, cores e principais características culturais da região – um dos principais polos calçadistas do Brasil –  para aplicação e criação de novos produtos de joalheria, moda, acessórios, móveis além de outras áreas criativas.
A primeira edição do projeto ocorreu no primeiro semestre deste ano com o estilista Walter Rodrigues em Belém do Pará, a pesquisa desenvolvida terá a sua publicação lançada ainda no mês de outubro desse ano.
Inspirada pela cidade catarinense, a pesquisa de Ronaldo nomeada ‘Valores que não tem preço’ contempla os conceitos Ofício, Meio Ambiente e Memória da Região. O resultado desta primeira fase do estudo será conhecido no dia 19 de outubro, quando os sapatos – desenvolvidos após encontros e exercícios com as empresas locais, que foram desafiadas a elaborarem um caderno de inspirações – serão apresentados no desfile de Ronaldo Fraga durante o São Paulo Fashion Week.
“Estes sapatos contam uma história. Tem personalidade e identidade, tem inspirações, como o tema geral mesmo diz, com valores que não tem preço, que transmitem uma história de amor, humor, saudade, desejo, inovação, afeto, esperança, coragem e euforia”, declara Ronaldo Fraga. Participam do projeto as empresas calçadistas Século XXX, Ana Aguiar, Via America, Show Rio, Di Marce, Aye Aye, Menina Rio, Contramão, Formatt Embalagens e a indústria de solados Planeta Pé.
Depois de apresentar os calçados na passarela do SPFW, Assintecal, Sebrae e SincaSJB lançarão a publicação do projeto em fevereiro de 2016, apresentando os resultados dos estudos e os produtos desenvolvidos.

Sobre o Projeto Iconografia Local
Realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (SincaSJB), desde o início de 2015 o projeto Iconografia Local pretende revelar em imagens e informações o ‘encantamento’ com a história de cada local visitado, transformando em fonte de inspiração as observações sobre cultura, artesanato, natureza, arquitetura e demais características de uma determinada região. Consequentemente, essas informações serão decodificadas em novos materiais para os segmentos de joalheria, moda, acessórios, movelaria, entre outras.

Sobre o polo produtivo de São João Batista
O Vale do Rio Tijucas engloba cinco municípios:Canelinha, Nova Trento, Tijucas, Major Gercino e São João Batista, sendo a última cidade a mais representativa. Possui um volume de produção de pelo menos 90 mil pares de calçados por dia, totalizando uma produção de 2 milhões de pares de calçados por mês – o que transforma a região em um centro de referência e tendência em moda para calçados e acessórios.

Sobre o convênio entre Assintecal e Sebrae
Assinado no ano de 2014 entre a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) o projeto de atendimento setorial ‘Integração da cadeia produtiva dos segmentos coureiro calçadista, têxtil e confecções’ tem como principal objetivo aumentar a competitividade e o fortalecimento dos pequenos negócios, impulsionando a busca por diferenciais competitivos, com foco no mercado. Até o mês de agosto de 2015 o projeto atendeu mais de 3.500 micro e pequenos negócios, gerando mais de R$ 10 milhões em resultados estimados.