Secretário de Desenvolvimento participa de feira no Rio Grande do Sul
Zero Grau encerrou na quarta-feira, 18, trouxe para Gramado (RS) as novidades do setor para o inverno 2016. Estandes registraram boas vendas. Somente um comprador internacional comprou cerca de 20 mil pares
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Plácido Vargas participou durante a semana da quinta edição da Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios. A feira realizada no Centro de Eventos Serra Park, em Gramado (RS) contou com a presença de 300 expositores e mais de 900 marcas, que lançaram seus produtos para o inverno 2016. “Essas feiras são muito importantes. Muitos lojistas estavam mais cautelosos e seletivos, mas as vendas aconteceram mesmo assim, mostrando que o mercado está retomando sua dinâmica. O mais importante é que as nossas coleções como sempre foram sucesso”, relatou o secretário.
Vargas frisa que em eventos como esse, os fabricantes garantem produção e com isso emprego. O secretário lembra que apenas na cidade de São João Batista, referência nacional na produção de calçados, só no período de janeiro a agosto, foram gerados 832 novos empregos (dados do Caged), garantindo ao setor calçadista um dos maiores saldos do Estado. Com mais de 40 anos de atuação, 150 indústrias de calçados, e uma produção média mensal de 1,2 milhão de pares de sapatos, o polo de calçados femininos responde por 80% da economia do município. Atualmente, 10 indústrias do polo exportam e quatro têm filiais nos EUA por meio de projeto do SEBRAE – SC EXPORTA.
Vargas destaca que assim como a SC Trade Show realizada no início do mês, o mercado vê na Zero Grau o momento da retomada. A feira abre as vendas das coleções de outono e inverno garante a produtividade na indústria no início de 2016.
IMPORTADORES FIRMAM PARCERIAS COM EMPRESAS EXPOSITORAS – Vieram para a Zero Grau 150 compradores de mais de dez países diferentes. “Nunca foi tão fácil trazer importadores para a feira. Houve uma grande procura de representantes de diversas partes do mundo. É bom para o comprador, que firma parcerias com o nosso mercado, e é melhor ainda para as empresas, que encaminham os nossos produtos para fora do Brasil”, salienta Frederico Pletsch.
Um deles é Syed Arshad Hussain, da Pro-Active. Ele veio do Paquistão, e disse que encontrou calçados dos mais diferentes estilos. “Procurei especificamente por produtos femininos mais modernos, e por calçados masculinos mais confortáveis. Realizei boas compras por aqui”, destaca o importador, que estima ter comprado de 15 a 20 mil pares na feira.
*Fotos estandes de São João Batista/crédito Plácido Vargas.