Alunas vivem a rotina do prefeito por um dia

No cronograma, além de visitas a obras na cidade, elas estiveram na capital do Estado, na Assembleia Legislativa e também na sede do Governo do Estado, onde tiveram a oportunidade de conhecer o governador Raimundo Colombo

Nesta segunda-feira, 7, oito alunas da rede municipal de São João Batista viveram um dia diferente ao lado do prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido. Isadora Maykot dos Santos, Pietra Kaiser De Oliveira, Laura Beatriz Amorim, Thaynara Karoline Voltolini, Eduarda Martins Wisbecki, Gabrielle Cim Teixeira, Larissa Dos Santos Silva e Maria Clara Medeiros de Lima foram eleitas Prefeitas Mirins. A manhã começou no gabinete. Em seguida elas foram conhecer o novo posto de saúde do Distrito de Tigipió, inaugurado no sábado e na sequência foram até à quadra da Escola Flora Auta Brasil, que está em fase de acabamento. Após seguiram rumo ao Centro Administrativo do Governo do Estado, aonde foram recebidas pelo Governador do Estado, Raimundo Colombo e os secretários de Estado, Nelson Serpa, da Casa Civil  e Antônio Marcos Gavazzoni, da Fazenda. Ali também conheceram o gabinete do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira. Em seguida foram até à Assembleia Legislativa. O deputado e presidente da ALESC, Gelson Merisio, recebeu as oito prefeitas  e parabenizou a iniciativa.

A secretária de educação, Rosane Sartori Rosa acompanhou as alunas. Rosane descreveu que o projeto Prefeito Mirim foi realizado pela primeira vez e teve como objetivo promover o desenvolvimento da consciência política e social, fazendo com que os estudantes se preocupem com os problemas de sua comunidade, para modificar a realidade dela. O projeto foi desenvolvido com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental  da Rede Municipal de Ensino. A eleição aconteceu por meio de um texto. O tema foi: Se eu fosse prefeito, o que faria pela minha cidade?  A classificação foi feita por profissionais da área da educação, avaliou os critérios de relevância das ações, resultados atingidos e objetividade. A diplomação foi realizada na quinta-feira, 3.

Projeto seguirá

O prefeito Daniel destacou que em momentos de crise política, tal projeto é bastante propício para que desde cedo as crianças entendam a importância de participar da vida pública, pois só assim teremos melhores representantes. Além disso, citou os escândalos que são notícia pelo país e também no Estado e frisou: “Em todas as profissões existem pessoas boas e más, assim também é na política, existem sim pessoas sérias dispostas a fazer o bem”. Cândido acompanhou todas as visitas e ficou encantado com o interesse das estudantes e garantiu que o projeto terá sequência nos próximos anos. “Acreditamos que a educação transforma e esse é um dos projetos que sem dúvida contribuem para que tenhamos cidadãos mais conscientes da sua importância na sociedade”.

O que elas pensam sobre o dia de prefeita

Isadora Maykot dos Santos: “Foi um dia de muito aprendizado, quando a gente sai da sala e vai ver como é aprende mais”.

Pietra Kaiser De Oliveira: “Foi muito legal. Adorei conhecer tudo, principalmente o plenário da Assembléia Legislativa”.

Laura Beatriz Amorim: “Ser prefeito não é como dizem, existem aqueles que trabalham muito e levam a sério”.

Thaynara Karoline Voltolini: “Foi um dia importante, pois eu conheci o Governador do Estado e o Presidente da Assembléia Legislativa. Achava que a política era algo ruim, mas não é tem pessoas boas”.

Eduarda Martins Wisbecki: “Foi um dia divertido, mas ao mesmo tempo sério”.

Gabrielle Cim Teixeira: “Foi muito espetacular, ser prefeito é muito difícil às vezes”.

Larissa Dos Santos Silva: “Foi muito legal. Foi mais do que eu imaginava”.

Maria Clara Medeiros de Lima: “Foi um sonho realizado. Gostei muito”.

*Mais fotos na página do Facebook da Prefeitura de São João Batista