De três salas para um espaço exclusivo

Unidade de saúde inaugurada no sábado, 5, abriu as portas na segunda-feira, 7

Desde segunda-feira, 7, os moradores do Distrito de Tigipió, em São João Batista , contam com um espaço exclusivo para atendimento. São mais de 400 metros quadrados destinados a atender o distrito e as comunidades próximas. A inauguração foi realizada no sábado, 5 e contou com a presença do secretário de desenvolvimento regional, Evaldo Ristow Filho, que  representou o Governador do Estado, Raimundo Colombo. O secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus também participou de toda cerimônia, além dos vereadores Gilberto Montibeller e Éder Vargas, os secretários municipais, diretores e o Padre Élio, pároco da cidade.Denominado Joaquim Xavier, o posto foi iniciado em junho de 2014 e teve um custo total de R$ 549.817,25. A obra foi feita em parceira com o Governo Federal.

Autoridades e familiares no descerramento da placa do Posto de Saúde Joaquim Xavier

No mesmo ato também foram inaugurados três kits de transposição da Defesa Civil: Ponte Pedro Gilz, Ponte Manoel João Serpa, Ponte Aldoíno Visentainer. A solenidade contou com homenagens e discursos emocionados.“É uma sensação de saudade e de dever cumprido. Todos os familiares dos homenageados com toda certeza não esperavam viver para presenciar isso. Agradecemos muito essa homenagem”, disse a professora Mari Gilz, filha de um dos homenageados.

Da família de Manoel João Serpa, a neta Grazi Dilma dos Santos acrescentou: “Ficamos muito orgulhosos da Defesa Civil que nosso Estado tem, não é por acaso que é referência no país. Obrigada Milson pela indicação do nome, obrigada secretário Milton e obrigada prefeito”.  O irmão  do homenageado Aldoíno Visentainer, o jovem Felipe, fez um discurso em meio a lágrimas e disse que a data jamais será esquecida. “Meu irmão amava esse lugar, ele ficaria muito feliz em ver tudo isso”.

Pontes feita em parceria com a Defesa Civil do Estado são inauguradas

O secretário de estado da Defesa Civil, Milton Hobus, destacou o momento político do país e   a falta de lideranças políticas que sejam referência.  Reforçou que está na Defesa Civil para contribuir e disse que  tem certeza que a população de São João Batista está orgulhosa da administração do município, o que não é comum em outras cidades.

Mais pronunciamentos

Entre os que também se pronunciaram, o intendente Milson da Silva agradeceu a todos que colaboraram para que aquelas obras fossem inauguradas e frisou que há anos o distrito não tinha uma inauguração, ainda mais quatro no mesmo dia. O vice-prefeito Élio Peixer dirigiu-se ao prefeito e disse que leva Daniel e a primeira dama Jaqueline no coração.  Além disso faltou sobre amizade que tinha com Joaquim Xavier. O secretário da Saúde, Ademir José Rover descreveu que tudo que é oferecido na Unidade Básica de Saúde do Centro será em Tigipió. “Agradeço a cada um de vocês que esteve firme para hoje inaugurarmos essa obra tão importante”.

O prefeito Daniel Netto Cândido agradeceu a presença de todos e disse que estava muito feliz em poder entregar obras tão importantes. Dirigiu-se ao secretário Milton Hobus e lembrou que no dia da enxurrada que causou a queda das pontes, em março deste ano, Milton rapidamente atendeu São João Batista.

Sobre os homenageados disse que todos eles, de alguma forma, fizeram história no Distrito e deixaram um legado que faz com que todos familiares e amigos sintam muita saudade até hoje. “Não tive o privilégio de conhecer a todos, mas pude ouvir muitas virtudes desses homenageados que agora ficarão eternizados por meio dessas obras”.  O prefeito ainda enalteceu os destaques que o município teve no ranking das Melhores Cidades, organizado pela revista Isto é e pediu que os representantes do Governo do Estado levassem para o governador um abraço. “O governador Raimundo Colombo é um político que me espelho, temos muito a agradecer”.

Cerimonial de inauguração do posto de saúde