Governo do Estado responde reivindicação dos batistenses

Durante reunião na tarde desta quinta-feira, 21, em Balneário Camboriú, o Tenente Coronel José Evaldo Hoffmann Júnior, Comandante 12º Batalhão da Polícia Militar, anunciou ao prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido, que a polícia do Vale do Rio Tijucas não ficará mais subordinada a Balneário Camboriú, pois terá seu próprio batalhão.  “Estamos muito felizes com essa notícia. Valeu todo nosso esforço.”

Hoffmann informou que  será enviado para apreciação do Governador Raimundo Colombo uma minuta de Decreto Lei, assinado por todos os prefeitos da região, para criação da Guarnição Especial do Vale do Rio Tijucas. Ela será totalmente autônoma e destinada ao comando das cinco cidades do Vale: Tijucas, Canelinha, São João Batista, Nova Trento e Major Gercino.

Atualmente a  3º Companhia de Tijucas é comandada por um Capitão. Com o novo formato, o Vale do Rio Tijucas terá uma Guarnição Especial própria, liderada por um Tenente-Coronel. “Assim que o Vale ter o seu próprio Batalhão contaremos com recursos materiais e de pessoal equiparados aos de grandes cidades. Vamos elevar os serviços em prol da segurança no Vale do Rio Tijucas”, argumentou o tenente.

O prefeito Daniel descreveu que foi essa foi uma decisão muito importante, diante do crescimento que a região teve e no caso de São João Batista, foram novamente a segunda cidade que mais cresceu em população do Estado, somado ao aumento da criminalidade registrado em dezembro era necessário que providências fossem tomadas.  “Trata-se de um avanço para toda região, pois hoje quando se formam policiais disputamos efetivos com Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas. Na próxima terça-feira junto dos demais prefeitos dos municípios do Vale vamos oficializar essa conquista”, declarou Cândido.

Ofício destaca região diferenciada

No documento em que pede a mudança, o prefeito enfatizou o crescimento populacional do Vale do Rio Tijucas, que conta com uma economia diversificada que atrai milhares de pessoas para região. “Cada município tem papel fundamental na economia do estado de Santa Catarina. Nova Trento recebe, todo mês, cerca de 80 mil turistas, devido ao turismo religioso, por ter na cidade dois Santuários, o de Santa Paulina (primeira Santa do Brasil e de Nossa Senhora do Bom Socorro).  O município de São João Batista, situado geograficamente no meio do Vale, vive da produção de calçados femininos, o que lhe rendeu o título de Capital Catarinense do Calçado. A cidade é reconhecida internacionalmente. Diariamente, o polo produz mais de 100 mil pares de calçados. Na vizinha Canelinha, conhecida como a Terra das Cerâmicas, as chaminés confirmam as muitas fábricas que a cidade abriga, coma fabricação de tijolos, telhas e fornos a lenha a todo vapor. Atualmente, o município explora também o setor de confecção. Tijucas, a Capital do Vale, situada próximo à BR-101, faz a ligação para o escoamento de toda a produção industrial das cidades para o resto do Brasil. A cidade tem como atividade econômica, o comércio, a indústria de cerâmica Portobello e por estar próximo ao litoral tem atividades da pesca”, relatou.