São João Batista integrará Grupo de Trabalho (GT) do Turismo Religioso de Santa Catarina

Na manhã desta terça-feira, 26, o Município de São João Batista passou a integrar oficialmente o Grupo de Trabalho (GT) do Turismo Religioso de Santa Catarina. O pedido foi feito por meio de ofício assinado pelo prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido, juntamente com o Presidente da Comunidade de Bethânia, Padre Vicente de Paula Neto e o Pároco da Igreja Matriz de São João Batista, Padre Élio Luiz Grimes.

O secretário municipal de Cultura e Turismo de Nova Trento, Eluisio Antônio Voltolini é o coordenador do GT. Voltolini oficializou a entrada de São João Batista ao grupo durante reunião do grupo na Comunidade Bethânia nesta terça.

Estiveram presentes representantes das onze cidades que fazem parte do GT. As reuniões são mensais e itinerantes. Participam do grupo os seguintes municípios:  Angelina, Brusque, Campos Novos, Imaruí, Joaçaba, Nova Veneza, Santo Amaro da Imperatriz, Salete e Jaraguá do Sul.

O prefeito Daniel frisou que dia 26 é um dia que ficará marcado especialmente na história da cidade, pois foi oficializada a participação do Município no GT. “Ficamos gratos ao coordenador do grupo Eluísio Voltolini e aos demais municípios que nos aceitaram nesse grupo para debater o turismo religioso do Estado e fomentarmos projetos. A Comunidade é o nosso principal apelo turístico, primeiro pela obra do idealizador da comunidade, o Padre Léo e também pelo trabalho que realizam até hoje diariamente, transformar vidas”, descreveu o prefeito.

Fortes características religiosas

No ofício entregue, o prefeito fez as seguintes considerações:

1 -São João Batista é a primeira colônia italiana do Brasil e possui até hoje fortes características religiosas.

2 – Desde a instalação da Comunidade Bethânia, em 1995, o projeto  já acolheu milhares de pessoas e gerou Recantos por todo o país. São eles: Lorena (SP), Guarapuava (PR) Irati (PR) Curitiba (PR) Italva (RJ) Uberlândia (MG) e Cianorte (PR).

3 – O trabalho realizado na Comunidade Bethânia, existente há 20 anos em São João Batista, não se restringe aos acolhidos, pois existe uma programação com retiros espirituais todos os fins de semana, além de encontros com jovens, simpósios e encontros com famílias. Tudo  com o objetivo de evangelizar.

4 – O idealizador da Comunidade, Tarcísio Gonçalves Pereira, o Pe. Léo, teve seus restos mortais trazidos para cidade em outubro de 2015 e com isso, o número de visitantes à Comunidade aumentou consideravelmente recebendo excursões vindas de todo o  país.

5 – São João Batista se destaca como a Capital Catarinense dos Calçados, título recebido por meio da lei estadual (12.076, de 27 de dezembro de 2001) e tem como principal festa da cidade, a Festa do Sapateiro, em que, inclusive, um dos dias da festa é dedicado ao padroeiro dos sapateiros, São Crispim.

6- A obra de Padre Léo continua impactando vidas, pois o Padre atuou como verdadeiro profeta do Coração de Jesus em vários meios de comunicação. Publicou 27 livros, atuou em programas católicos de televisão na Associação do Senhor Jesus, em Valinhos – SP e, posteriormente, no Sistema de Comunicação – Canção Nova, em Cachoeira Paulista – SP, onde ganhou fama nacional e internacional. Após 16 anos de sacerdócio, viveu integralmente o seguimento de Cristo. Se despediu da vida em 4 de janeiro de 2007, aos 45 anos, vítima de infecção generalizada por causa de um câncer no sistema linfático.

7 – Toda segunda-feira, na TV Canção Nova, mesmo após o falecimento do Padre Léo, a emissora seguiu transmitindo suas palestras e mostrando um pouco do trabalho da Comunidade Bethânia.

8 – Visitando o Recanto São João Batista, os turistas podem conhecer também a Praça de Nossa Senhora, padroeira de Bethânia, juntamente com o Memorial Pe. Léo. Um local destinado a este grande homem, que a Comunidade manteve vivo nas lembranças e pensamento. O local oferece uma exposição de objetos pessoais  do Padre e de sua história de vida na Comunidade Bethânia, tudo isso dentro de um acervo dedicado e completo.

Visitas

Durante a programação, os integrantes do grupo visitaram à centenária Capela de São José no bairro Colônia e também conheceram a igreja Matriz. O secretário Plácido Vargas explicou que foi no bairro de Colônia que vieram os primeiros imigrantes italianos. A chegada deles comemorou este ano 180 anos. “Embora poucos saibam, a primeira Colônia de italianos do Brasil se estabeleceu em São João Batista. Em 2003, inclusive uma homenagem por meio de uma placa foi colocada próximo à ponte dos Imigrantes pelo governador Luis Henrique da Silveira”, acrescentou.