Secretaria de Saúde promove encontro em alusão ao Dia Muncial Sem Tabaco

Saúde e bem- estar são o foco da campanha neste sábado

Neste sábado, 4, durante toda manhã, a Prefeitura promove por meio da Secretaria de Saúde de São João Batista evento em razão do Dia Mundial Sem Tabaco, na Praça Deputado Walter Vicente Gomes, defronte à prefeitura.  A coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Clarissa Reinert Cim explica que a proposta este ano é trabalhar o bem estar que a pessoa tem ao parar de fumar. Clarissa relata que haverá várias ações, entre elas: divulgação e inscrição da população para Grupos de tabagismo das Unidades de Saúde (Nasf), presença de nutricionista com ação  “A escolha é sua: muito além dos alimentos”, alunos da Univali de Itajaí da turma de Nutrição farão orientações nutricionais, a Equipe da Vigilância epidemiológica entregará panfletos, será aferido a Pressão Arterial, um grupo de capoeira da Assevin participará, exposição de materiais dos alunos do CRAS sobre Tabaco, empresa Embelleze fará corte de cabelo masculino e feminino, escova de cabelo feminino, pintura de unha e maquiagem, pintura facial nas crianças, dança de zumba com academia Five Fitness e  apresentação da Escola de Dança da Funjuve.

A secretária de saúde, Janifer Otto, convida a todos para participarem. “Tudo foi preparado com muito carinho para que especialmente os fumantes possam não só se conscientizar, mas decidir largar o vício”, enfatiza.

A ação acontece em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado na terça-feira, 31 de maio.

A coordenadora do Nasf lembra que em março teve início  o sexto grupo de Tabagismo na Unidade de Saúde do Fernandes. Clarissa informa que foram concluídos até o momento quatro grupos. “Um total de 24 das 33 pessoas que participaram largaram o cigarro”, conta satisfeita.

Por outro lado, Clarissa destaca que um dos desafios que competem a equipe de saúde é a adesão e a conclusão do tratamento por parte do usuário. “Tivemos no ano passado a desistência de 58% das pessoas que realizaram a avaliação”, lamenta.