Governador inaugura pavimentação de ruas e libera mais R$ 5

O Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), programa criado pelo Governo do Estado, vem trazendo muitas melhorias para as cidades de Santa Catarina. Nesta quinta-feira, 23, foi a vez de São João Batista, onde o governador Raimundo Colombo inaugurou a pavimentação de cinco ruas do centro do município. O investimento foi de R$ 2 milhões. No ato, que lotou a Praça Capitão Amorim, em frente à Igreja Matriz, também foram assinados convênios para a Saúde e Infraestrutura, no valor total de R$ 5,5 milhões.

“Eu acredito que as coisas melhoram quando se fazem investimentos por meio de quem está mais próximo. As nossas decisões, às vezes, são técnicas e burocráticas e não conseguimos chegar aonde realmente precisamos, por isso, criamos o Fundam, no qual o Governo do Estado repassa o dinheiro e a prefeitura aplica onde mais precisa. Assim conseguimos  manter o que é essencial para a qualidade de vida catarinense, levando em conta a nossa boa distribuição demográfica”, disse o governador.

Dentre as ruas inauguradas, está a Avenida Deputado Valério Gomes, um dos principais acessos à cidade, que recebeu, além do asfalto, um novo canteiro, iluminação e semáforos. As outras ruas asfaltadas são a Padre Januário, Augusto Paulo Durkop, Marcolino Duarte e Getúlio Vargas. As obras foram realizadas em três etapas: perfilagem, capa asfáltica e pintura. Foram pavimentados 56.317 metros quadrados.

Além da população de São João Batista, a obra beneficia o turismo e a economia da região. O município é considerado a capital catarinense dos calçados e integra o Grupo de Trabalho do Turismo Religioso de Santa Catarina por estar próximo ao Santuário Santa Paulina. Dados do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista apontam que o município conta atualmente com 140 empresas e 380 ateliês, que produzem em média cem mil pares por dia, principalmente de calçados femininos. O polo emprega diretamente nas linhas de produção mais de oito mil trabalhadores.

Para o empresário Jean Kayser, a obra melhorou a qualidade de vida da população e o trânsito se tornou mais ágil e seguro. “A cidade está mais moderna e todo mundo fica feliz. Quando eu vejo essas várias obras sendo feitas, fico satisfeito. Penso muito no futuro, e essas são obras a menos para se fazer amanhã. Acredito que estamos no caminho certo e que falta pouco para nosso município ficar completo”, relatou.

Morador de São João Batista há 62 anos, Silvio José Silveira salientou que o asfalto representa menos poeira e barro e um trânsito mais rápido e seguro. “Com certeza, nosso município ganha muito com essas melhorias”, comemorou ele.

Em seu discurso, Colombo informou sobre as obras que estão sendo feitas por meio do Fundam. “Nós já passamos para as prefeituras mais de R$ 600 milhões. Estão sendo asfaltadas, ao mesmo tempo nos 295 municípios, 1.337 ruas, isso representa cerca de 535 quilômetros de extensão. E também são muitas máquinas sendo adquiridas, além da construção de creches, escolas, postos de saúde, ginásios, praças e centro de idosos”, garantiu.

Convênios

Durante o ato, foi assinado convênio para reforma do Hospital Municipal Monsenhor José Locks, no valor de R$ 1,5 milhão. Também foi assinado contrato para financiamento de R$ 4 milhões do Badesc Cidades para pavimentação de 25 ruas.

Para o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, o Governo do Estado busca, a cada novo investimento, melhorar a saúde dos catarinenses. “Já foram investidos cerca de R$ 140 milhões no mutirão de cirurgias eletivas, sendo que a maioria delas aconteceram em hospitais pequenos como o Monsenhor José Locks. Por isso, esses investimentos são fundamentais para fortalecer ainda mais as unidades”, afirmou.

Conforme o presidente do Badesc, José Claudio Caramori, os recursos para pavimentação impulsionam as ações de desenvolvimento nos municípios. “São recursos que geram resultados imediatos na economia e bem estar da população”, completou.

Por fim, ainda foi entregue a ordem de serviço para início das obras de pavimentação das ruas João Dias, Leopoldina Brasil e José Antônio Soares, além da Santa Catarina e Manoel Sgrot. Os recursos são de R$ 2,5 milhões do Fundo Social.