Prefeitura

Na tarde desta terça-feira, 3, os Tenentes dos bombeiros Daniel Souza Dutra, Roberto Rosa Machado e o Coronel César e o Sargento Carlos da Polícia Militar voltaram a se reunir com o prefeito Daniel Netto Cândido para darem sequência ao atendimento aos proprietários do prédio que foi afetado pela explosão de uma padaria, no centro de São João Batista,  às 5h da manhã de hoje. Com a força da explosão, uma farmácia, uma joalheira, uma ótica, três apartamentos, o prédio da prefeitura e algumas salas comerciais sofreram danos.  Ainda pela manhã, o Coronel César destacou a importância de trabalharem juntos, embora seja um caso isolado. “É importante nos reunirmos para definir cada ação, pois envolve entre várias coisas, a segurança pública da cidade, uma vez que eram estabelecimentos comerciais e obviamente, para evitar fatos novos ou que alguém se machuque.”

O prefeito Daniel se colocou a disposição. Entre as ações da Prefeitura, o prefeito fez contato com o tenente Coronel Evaldo Hoffmann, responsável pelo 12º Batalhão de Polícia Militar, para conseguir reforços, evitando que os locais atingidos fossem saqueados. Hoffmann se comprometeu em enviar uma viatura de Balneário Camboriu com dois policiais para garantir a segurança do local das 20h de hoje até às 6h da manhã.

“Estamos mobilizados desde o início da manhã trabalhando nesta tragédia que ocorreu em nossa cidade, na Praça em frente a prefeitura. Agradecemos a Deus que ninguém se feriu apesar dos muitos estragos”, disse o prefeito.

Além disso, o empresário Jurandir Gonçalves ofereceu mão de obra e depósito para colocarem o que for aproveitado. Outro empresário, Gilberto Sheidt fará a retirada dos entulhos com a orientação do bombeiro e a prefeitura fará a colocação de tapume. “Nosso povo mostra mais uma vez o quanto é solidário. Conseguimos o tapume com a empreiteira WDD, Vagner Dalla Brida”.

Gratidão

A única pessoa que teve ferimentos, proprietária da ótica e que morava aos fundos, Angela Soares agradeceu em meio às lágrimas. “Foi um milagre eu ter vivido. Não tenho palavras para agradecer”, disse ela que morava atrás do restaurante que despencou com a explosão. O irmão dela, Sérgio, dono da padaria, também agradeceu a todos.

Perícia

Peritos do Instituto Geral de Perícias e bombeiros estiveram durante todo o dia no local avaliando o que pode ter causado a explosão. Em princípio a suspeita é de vazamento de gás, mas há outras possibilidades que estão sendo apuradas. O tenente Roberto calcula que o laudo pode demorar até um mês para ser concluído. A Defesa Civil do estado também esteve no local.

Prédio interditado

O prédio ao lado da padaria está interditado. O engenheiro contratado pelo proprietário da padaria, Onildo Dalbosco Júnior, avaliou o local e informou que este não pode ser habitado até que sejam colocadas escoras, mas isso acontecerá após a limpeza.

Deputado Peninha esteve na cidade e acompanhou também os trabalhos do IGP e dos bombeiros Reunião no gabinete de manhã e à tarde ajustou as ações