São João Batista integra projeto piloto da Defesa Civil de SC

Município foi o escolhido na região para testar sistema de envio de alerta via SMS

Na manhã desta segunda-feira, 30 de janeiro, o prefeito Daniel Netto Cândido recebeu o Coordenador Regional da Defesa Civil, Angelo Volpato, que veio divulgar um projeto piloto do estado de Santa Catarina que a Capital Catarinense dos Calçados fará parte. “Santa Catarina é piloto no projeto de envio de alerta via SMS que é coordenado pela secretaria de Estado da Defesa Civil. E, São João Batista está entre os 20 municípios selecionados”, informou o coordenador.

Angelo explica que o cadastramento pode ser feito a partir do dia 1º de fevereiro, já o serviço de alerta começa em 7 de fevereiro. O período de duração desta fase é de 120 dias nos 20 municípios. Depois com a experiência adquirida nos testes, os alertas serão enviados para todos os municípios catarinenses e o Brasil. “Recebemos a notícia com alegria, pois é uma honra participarmos destes testes, diante do trabalho realizado pela Defesa Civil do nosso estado, que é destaque no país”, analisou o prefeito Daniel.

As mensagens de texto não tem custo para a população. O serviço é realizado em parceria com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel. O objetivo é informar a população sobre situações eminentes de Desastres, Emergência e/ou Estado de Calamidade Pública, através de mensagens de texto.

A seleção dos 20 municípios foi feita pela Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina. A equipe levou em consideração alguns critérios apontados pela Anatel, sendo que o número total da população dos 20 municípios deveria fechar em 500 mil habitantes; também foi considerado os municípios com pouca ou nenhuma estrutura de defesa civil e a tipologia de eventos climáticos.

 

Como se cadastrar

Se você é morador de uma das 20 cidades catarinenses pertencentes ao projeto, basta enviar o CEP de sua localidade para o número 40 199. O cadastro pode ser feito a partir do dia 1º de fevereiro, independente se recebeu a mensagem inicial do novo serviço. Já o serviço de alerta começa a partir do dia 7/02.

“Defesa Civil Informa: Novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. Para se cadastrar responda para 40199 com o CEP de interesse”.

Para incluir um CEP, o usuário deverá enviar o número do CEP com oito dígitos, com ou sem hífen, com ou sem ponto para o número 40199. Serão cadastrados na base de dados apenas os CEPs das regiões habilitadas, conforme exemplos abaixo:

 

Saiba mais

O quê? Serviço de envio de alerta via SMS

Quem coordena? Secretaria de Estado da Defesa Civil SC em parceria com a Secretaria de Nacional de Defesa Civil (Sedec).

Número: 40199

Quando inicia? Início 1ª fase: O cadastramento dos usuários em Santa Catarina começa no dia 1º de fevereiro. As notificações de alertas de desastres serão enviadas a partir do dia 07/02. A duração do período é de 120 dias.

Início 2ª fase: 65 dias após a conclusão da 1ª fase.

Por quê? informar a população sobre situações eminentes de Desastres, Emergência e/ou Estado de Calamidade Pública, através de mensagens de texto.