Novo reservatório será inaugurado na próxima terça-feira

‘Grande caixa d’agua’ permitirá que São João Batista duplique a quantidade de água tratada Na próxima terça-feira, 4, às 19h,  será inaugurado o novo reservatório na Estação de Tratamento de Água de São João Batista. O reservatório terá a capacidade para guardar  2 milhões litros de água.  Atualmente o município conta com outros quatro menores, que juntos somam 1 milhão e 700 litros. “Dessa forma, mais que duplicamos a quantidade pois passaremos  a ter quase 4 milhões de litros de água tratada”, explica satisfeito o prefeito Daniel Netto Cândido.

O prefeito destaca que o reservatório  atende o crescimento populacional que São João Batista teve ao longo dos anos. “Aparecemos em 2015 e 2016 novamente entre a segunda cidade que mais cresceu em população, conforme dados do IBGE. Estamos com quase 34 mil habitantes. Com a entrega do reservatório teremos capacidade de atender a demanda de 50 mil habitantes”, acrescenta . Além do reservatório, será inaugurado um mini auditório  que já utilizado  durante a Semana da Água para educação ambiental garantindo conforto e espaço adequado para receber os visitantes e alunos. Foram investidos mais de R$ 1 milhão com recurso próprio da autarquia. Os engenheiros calculam que com o concreto que foi utilizado, 482,83 metros cúbicos e o aço, 39 mil kg, sera possível construir um prédio comum com seis andares.

Homenagem

O novo reservatório recebeu o nome de Alcides Hercílio Raitz. Quando o abastecimento de água de São João Batista foi municipalizado, ele foi um dos consultados na busca por informações sobre o sistema. Não por acaso, pois Alcides era daqueles funcionários que são conhecidos pelo nome da empresa, diante do empenho e dedicação. Cido da Casan, como era carinhosamente chamado por todos, conhecia as redes de água como ninguém. Casado com Almerinda dos Santos Raitz, pai de dois filhos, Adilson e Adriano, deixou marcas no coração de todos os familiares, por ser um pai e um marido presente. Honesto e trabalhador são definições comuns a Cido.  A diversão dele era passar um tempo no Bar do César, mas claro, se viesse um chamado da Casan, lá estava ele para resolver. Um encanador de mão cheia, católico praticante, tinha o banco quase reservado nas Missas de sábado, pois não perdia uma celebração. Nascido em 27 de fevereiro de 1941, era filho de Hercilio José Raitz e Ignez Germana dos Santos. Sempre morou em São João Batista. Com pouco mais de 70 anos descobriu um linfoma.  Lutou pela saúde com fé durante dois anos e se despediu da vida aos 74 anos, em 02 de fevereiro de 2016, após uma parada cardio respiratória. São João Batista era a paixão dele. Tinha gosto de ver a cidade que nasceu avançar.Entre as frases mais ditas por Cido: “Nunca deixe para amanhã o que pode fazer hoje”.