Prefeitura e Rede Feminina promovem mais uma edição do Outubro Rosa

Novidades na programação e uma campanha nas redes sociais chamam atenção para prevenção

 A Administração por meio da Secretaria de Saúde promove junto com a Rede Feminina de Combate ao Câncer mais uma edição do Outubro Rosa. Além das ações realizadas nas edições anteriores, este ano a novidade foi uma etapa ciclística realizada na cidade dia 1º de outubro, o horário especial para coleta do preventivo no Posto de Saúde Central e uma campanha de conscientização nas redes sociais intitulada “#elasinspiram”.

“A campanha visa conscientizar sobre a importância da prevenção por meio de histórias de mulheres da cidade que estão em tratamento contra o câncer de mama ou já passaram por isso”, descreve a coordenadora de comunicação e imprensa da Prefeitura, Dirleni Dalbosco.

Além disso, a jornalista destaca que a ação visa fazer com que a frase destaque da campanha, que está estampada nas camisetas: “Você pode salvar uma vida muito importante, a sua”, caia na boca das pessoas, e não só isso, as estimulem a cuidar de si, pois as mulheres tem na essência o cuidado com o outro, com o filho, o marido, e às vezes acabam esquecendo de cuidar delas.

O secretário de saúde, Ademir José Rover pede aos homens que avisem as mulheres e solicita atenção de todas as moradores para o horário de atendimento especial. “O posto de Saúde Central estará aberto após às 17h30 para coleta do preventivo todas as segundas e terças-feiras deste mês. Aproveitem esta oportunidade”.

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer ressalta que prepararam tudo com muito carinho para acima de tudo chamar a atenção das mulheres para prevenção. “Ficamos felizes com a força que tem ganhado esse movimento na nossa cidade a cada ano. Convidamos todos para participarem da programação”.

Mulheres atendidas

O prefeito Daniel Netto Cândido lembra ainda da parceria feita com o SESC este ano, que fez com que muitas mulheres tivessem acesso ao exame de mamografia e ao Papanicolau. “Foram feitos 1558 exames e mais 1200 pessoas receberam orientações sobre saúde quando a Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher esteve em nossa cidade. Em apenas dois meses, de 13 de fevereiro a 13 abril, período em que o caminhão esteve no pátio do Posto de Saúde Central, avançamos muito”, relata.

Cândido analisa que o resultado desse e outros  projetos é uma população saudável e mais consciente da prevenção. “Sozinho ninguém consegue nada. Chamamos as mulheres agora para participar de mais um Outubro Rosa. Agradecemos mais uma vez todo o trabalho que a rede realiza no Município. Essa parceria é fundamental”.