Jovem Talento: para despertar o espírito empreendedor

Projeto desenvolvido em parceria entre Senai e prefeitura beneficiará 70 estudantes do ensino público batistense

Com uma proposta inédita em Santa Catarina, o projeto Jovem Talento possibilitará a 70 estudantes da rede de ensino público em São João Batista desenvolver uma série de habilidades profissionais com foco em empreendedorismo e inovação. Promovido em parceria entre a prefeitura municipal e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/SC), o curso foi aberto na manhã desta terça e terá duração de um semestre, com carga de 160 horas.

“Aproveitem. Essa é uma oportunidade ímpar, que 99,9% das pessoas não têm. Vocês vão ter a possibilidade de abrir novos rumos”, aconselhou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Plácido Vargas, representando o Poder Executivo batistense. O projeto é dividido em duas turmas de 35 alunos, que terão aulas duas vezes por semana. A primeira, no turno da manhã, é formada por estudantes do Ensino Fundamental, provenientes das escolas Alice da Silva Gomes, Araci Espíndola Dalcenter e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A segunda, com aulas à tarde, é composta por alunos do Ensino Médio da Escola Estadual São João Batista.

Os assuntos que serão abordados foram definidos de acordo com os objetivos específicos para cada turma. No caso dos estudantes do Fundamental, serão seis módulos: Produção de Calçados, Montagem e Manutenção de Computadores, Introdução à Programação e Jogos Digitais, Robótica, Empreendedorismo e Visitas Técnicas, Palestras e Eventos. Já para os do Médio, a grade curricular terá sete módulos: Desenvolvimento Pessoal e Expressão, Desenvolvimento de Calçados, Programação aplicada à Robótica, Introdução ao Empreendedorismo, Miniempresa, Visitas Técnicas, Palestras e Eventos e Grand Prix de Inovação.

“Os módulos foram articulados de maneira que as pessoas quisessem fazer esse curso. Vamos ter um conjunto de áreas bastante dinâmicas”, enfatiza Ricardo Anzolin, gerente técnico de Educação e Tecnologia – Região Sudeste do Senai/SC. Tanto é que os conteúdos já foram projetados de olho no futuro do mercado de trabalho. “Não estamos olhando só para hoje. Queremos desenvolver qualidades que o profissional do futuro precisará ter”, complementa Romulo Thales Azevedo, coordenador da unidade do Senai de São João Batista. Disponibilizado gratuitamente aos alunos, o projeto tem um investimento total de R$ 99.107,84, sendo custeado 50% pelo Senai e 50% pela prefeitura.