Projeto que fixa novo piso dos professores está na Câmara de Vereadores

Se aprovado, novo valor será pago a partir de julho e diferença dos valores referentes aos meses anteriores em seis parcelas

Será votado nesta segunda-feira, 16, o projeto de Lei que fixa o vencimento do professor, segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).  O novo piso é de R$ 2.455,35. O novo valor será pago aos professores a partir do mês de julho e a diferença dos valores referentes aos meses anteriores, serão pagos em 06 (seis) parcelas mensais a partir de julho/2018 até dezembro/2018.

O prefeito Daniel Netto Cândido relatou que não só em São João Batista, mas em todos os municípios foram feitos vários estudos para conseguir efetuar o pagamento do piso, devido à crise econômica.

Na sexta-feira, 6, a convite da vereadora e presidente da Câmara, Rúbia Alice Tamanini Duarte, o Chefe do Executivo e a secretária de Educação, Roseli Peixer Tomasini, participaram de uma importante reunião com os professores. “Demostramos a realidade econômica, as dificuldades em equilibras as contas e, paralelo a isso, o crescimento da população da cidade”, relata.

O prefeito explicou ainda que cada ação deve ser planejada uma vez que gera impacto no limite de gastos com pessoal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. “Essa lei deve ser respeitada, sob pena de várias sanções aos gestores públicos”.

O Chefe do Executivo destacou que sempre é a favor do diálogo. “Não se trata de má vontade, pelo contrário, jamais deixaria de honrar este compromisso com os educadores, mas não podemos ser irresponsáveis, cumprindo uma lei e descumprindo outra. Pelo contrário, trabalhamos diariamente para poder aplicar o piso”.

O prefeito Daniel relatou que o Município sofre com as regalias que foram dadas no passado. “Infelizmente o cenário econômico não acompanhou o mesmo patamar das concessões que foram feitas em 2010”, finalizou.