Equipes de Atenção Básica de SJB são bem avaliadas no 3º ciclo do PMAQ

O padrão de qualidade no atendimento das equipes de Atenção Básica e Saúde Bucal de São João Batista foi bem avaliado no 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Divulgados na última semana, os resultados certificaram oito equipes do município, sendo três delas classificadas como “ótimas” e as outras cinco como “muito boas”.

“Não estamos perfeitos, mas, no conjunto, foi muito positivo. Estamos melhorando a cada ciclo”, comenta Juliana da Silva, coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde. Com o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos, o PMAQ-AB propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

“O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento”, explica o secretário municipal de Saúde, Ademir José Rover. A avaliação foi realizada por uma equipe do Ministério da Saúde, que visitou São João Batista em outubro do ano passado.

No total, a lista contemplou 90% das equipes que serão certificadas no atual ciclo, o que corresponde a 34.774 em todo o Brasil. As demais, bem como os Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF-AB) receberão certificação na segunda lista, com divulgação prevista para dezembro de 2018.