SJB participa da Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti

Eliminação dos criadouros do mosquito é a melhor estratégia para prevenir dengue, zika vírus e febre de chikungunya

 

O município de São João Batista está engajado na Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti. A campanha, que iniciou na segunda (26) prossegue até sexta (30), quando ocorre o “Dia D”, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da eliminação dos criadouros do mosquito. Responsável pela Vigilância Epidemiológica da prefeitura, a enfermeira Aline Paulista destaca que esta continua sendo a melhor estratégia para evitar a dengue, o zika vírus e a febre de chikungunya.

“A proliferação do mosquito pode ser evitada se todos estivermos atentos ao acúmulo de água em depósitos e recipientes. Também é importante promover a limpeza de calhas, piscinas e outros locais que possam acumular água, além de descartar o lixo adequadamente”, comenta Aline, ressaltando que, embora nenhum caso de doença tenha sido verificado, já foram registrados quatro focos de Aedes aegypti em São João Batista ao longo do ano. Como parte da Mobilização, ela destaca que serão realizadas atividades educativas com orientação e entrega de panfletos pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Conforme alerta a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) da Secretaria de Estado da Saúde Santa Catarina (SES), o estado vem passando por uma mudança de perfil relacionado à presença do Aedes aegypti e à transmissão das três doenças. De acordo com o órgão, a infestação atual é a maior já registrada em SC. Além disso, há a circulação de outro sorotipo de dengue (DEN2) neste ano, uma variação da dengue. Até então, apenas o DEN1 circulava no estado.

Os sorotipos são DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4. Com isso, uma pessoa pode contrair a doença até quatro vezes ao longo da sua vida, já que a infecção gera imunidade somente contra aquele sorotipo já adquirido. Importante ressaltar que os sintomas da doença (febre, dores de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, manchas pelo corpo, entre outros) são os mesmos, independentemente do sorotipo.