UBS Centro terá atendimento médico noturno a trabalhadores
Programa Saúde do Trabalhador será lançado na próxima segunda (11) pela administração municipal de São João Batista
A administração municipal de São João Batista lança na próxima segunda (11), às 19h, o programa Saúde do Trabalhador. A iniciativa, encabeçada pela Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizará atendimento médico noturno para trabalhadores na UBS Centro.
“Para não perder serviço, muitas pessoas acabam deixando de se consultar. O programa Saúde do Trabalhador nasce justamente para mudar esse cenário e facilitar o acesso dos trabalhadores a serviços médicos”, avalia o prefeito Daniel Netto Cândido.
Inicialmente, serão realizadas dez consultas por dia, de segunda a sexta, a partir das 19h. O atendimento será feito por agendamento prévio, que deve ser efetuado pelo trabalhador ou por um familiar na recepção do posto, mediante a apresentação de documento de identidade com foto, Cartão Nacional do SUS e carteira de trabalho (ou último contracheque).
“Conseguimos viabilizar este programa graças a algumas alterações na escala dos nossos profissionais. Disponibilizaremos, além do atendimento médico, os serviços de triagem para consulta, de farmácia e de agendamento de exames. Assim, não haverá necessidade do trabalhador se deslocar novamente ao posto em outro horário”, explica a responsável pela pasta, Karin Leopoldo.
Conforme ela destaca, o atendimento odontológico em horário estendido, das 17h30 às 19h30, de segunda a sexta, é outra facilidade englobada pelo programa. A iniciativa, que iniciou no ano passado, foi retomada em fevereiro e tem continuidade assegurada. “Também estamos trabalhando para, em breve, oferecer pequenas cirurgias em horários alternativos nas terças. Neste caso, o atendimento contemplará toda a comunidade, conforme agendamento”, complementa Karin.
Saúde como prioridade
A criação do atendimento noturno a trabalhadores coloca em evidência a Saúde como área prioritária na atual administração. No ano passado, por exemplo, o investimento no setor foi de 27,5% das receitas provenientes de impostos e transferências constitucionais, bem acima dos 15% mínimos fixados pela Constituição Federal.
Atualmente, o município mantém oito unidades básicas de saúde, dois postos de atendimento médico e a Clínica do Povo. E, ainda, o Hospital Municipal Monsenhor José Locks, que atende 24h por dia, 365 dias por ano. Ainda está em construção, na Ribanceira do Sul, um novo posto para atender a crescente demanda do bairro.