São João Batista participa do Dia D de mobilização nacional para o combate ao Aedes aegypti neste sábado

Além disso, outras ações são realizadas, entre elas o treinamento de agentes de saúde

O município de São João Batista participa neste sábado, 13, do Dia D de mobilização nacional para o combate ao Aedes aegypti. A Sala de Situação Estadual para o Combate ao Aedes aegypti encaminhou ofício a todos os secretários municipais de Saúde do Estado para que sejam realizadas ações educativas e de controle ao mosquito em todos os 295 municípios catarinenses no dia 13 de fevereiro.

“Além disso, está agendado para os próximos dias um treinamento com nossas agentes comunitárias para que prestem esclarecimentos quanto aos procedimentos para eliminar possíveis criadouros do mosquito”, explica o secretário de saúde, Ademir José Rover.

Para que o município continue sem foco, cada cidadão precisa fazer a sua parte, assim como os agentes da de combate à Dengue de São João Batista, Oswaldo Darossi e Silvia Beatriz de Ávila que estão na luta

Rover relata que também já foi feito orientação por meio da imprensa, mídias sociais, carro de som e foi intensificado o trabalho da Vigilância Epidemiológica sobre o assunto.

“É muito importante que cada um faça sua parte nesta luta. Até agora nós de São João Batista estamos na frente, não temos nenhum foco do mosquito graças a Deus, mas precisamos que cada cidadão continue a fazer a sua parte”, ressaltou.

Situação em Santa Catarina

São 28 municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti atualmente: Anchieta, Balneário Camboriú, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Coronel Martins, Cunha Porã, Florianópolis, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Itajaí, Itapema, Joinville, Maravilha, Nova Itaberaba, Novo Horizonte, Palmitos, Passo de Torres, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Princesa, São Bernardino, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Serra Alta, União do Oeste, Xanxerê e Xaxim. A definição de infestação é realizada de acordo com a disseminação e manutenção dos focos.