Municipal 2019: Divisão de Acesso inicia neste sábado

Competição, que envolve 13 equipes, dará três vagas na 1ª Divisão do próximo ano

O próximo final de semana marcará o início da Divisão de Acesso do Municipal 2019. Treze equipes estão na disputa por três vagas na elite do futebol batistense de 2020. Os jogos, que têm entrada franca, acontecem nos estádios municipais Cristóvão Reinert dos Santos e Valério Gomes Neto.

“Algumas cidades maiores que São João Batista não conseguem sequer promover um torneio. Aqui temos o privilégio de contar com duas divisões, o que reflete o interesse que o esporte desperta em nossa comunidade”, comenta o diretor da Fundação Batistense de Esportes (Fube), Marcelo Machado.

Conforme ele destaca, estão sendo realizados investimentos na infraestrutura do Estádio Municipal Cristóvão Reinert dos Santos, que sediará a maioria dos jogos da divisão. As principais são a melhoria no sistema de iluminação e a reforma dos vestiários, que iniciará na próxima semana.

O campeonato será aberto no sábado (30), com rodada dupla no local. Às 14h, enfrentam-se Quinta e Ribanceira do Sul. O jogo de fundo, às 16h, envolve Schalke 51 e Aliança Atlética. A rodada prossegue no domingo (31), com mais quatro jogos.

O Estádio Valério Gomes Neto recebe, às 10h, Fernandes FC x Amigos da Bola, e, às 14h, Usati x Braddock. Já no Estádio Cristovão Reinert, ocorrem os confrontos Catarinense x Rio do Braço, às 14h, e Jardim São Paulo x Tajuba, às 16h. Mais informações sobre o Municipal 2019 e tabela completa podem ser conferidas no site www.fube.sc.gov.br.

EQUIPES PARTICIPANTES – DIVISÃO DE ACESSO

Aliança Atlética Futebol Clube

Associação Atlética Amigos da Bola

Associação Atlética Jardim São Paulo

Braddock Futebol Clube

Catarinense Esporte Clube

Centro Esportivo Recreativo Ribanceira do Sul

Esporte Clube Rio do Braço

Fernandes Futebol Clube

Grêmio Batistense Futebol Clube

Schalke 51 Futebol Clube

Sociedade Desportiva Quinta

Sociedade Desportiva Usati

Tajuba Esporte Clube

FÓRMULA DE DISPUTA

Na primeira fase, as 13 equipes são divididas em duas chaves, com todas as equipes de um grupo jogando contra todas do outro, em turno único. As oito melhores se classificam para as quartas de final, que é disputada em duas partidas, sendo que os quatro primeiros levam vantagem em caso de empate. As semifinais acontecem também dois jogos, sem vantagem. A final e a disputa do 3º lugar ocorrem em jogo único.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Para classificação na primeira etapa, será considerado o índice técnico, sendo o critério de desempate gol/ponto average.

ÚLTIMOS CAMPEÕES

2011 – Catarinense

2012 – Riograndense

2013 – Estiva

2014 – Krequer

2015 – Tajuba

2016 – Fernandes FC

2017 – Laranja Mecânica

2018 – Real São João

O HOMENAGEADO

A taça da edição de 2019 do Campeonato Municipal de Futebol de Campo será em homenagem a Celso Narciso Cim. Falecido aos 64 anos, em março de 2018, o ex-vereador e ex-prefeito tinha no futebol uma de suas maiores paixões. Cim era torcedor do Santos e tradicional participante das disputas de futebol amador da cidade. Em São João Batista, jogou por Usati, Comercial e Tapes. E, ainda, na equipe Esquadrão, de futebol de salão.

1ª DIVISÃO

A 1ª Divisão do Municipal 2019 começou no último final de semana e envolve sete equipes. São elas: Arataca, Atlético Batistense, Cardoso, EC Fernandes, Juventude, Laranja Mecânica e Real São João. A tabela pode ser conferida no site www.fube.sc.gov.br.