Educação Especial Inclusiva é tema de capacitação para professores

Iniciativa, desenvolvida ao longo desta semana, contou com a parceria da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE)

Construir uma escola para todos. Com este viés, a administração municipal de São João Batista, por meio da secretaria de Educação, promoveu nesta semana uma capacitação sobre Educação Especial Inclusiva. Voltada aos professores, monitores e orientadores educacionais que atuam com crianças com deficiência, a iniciativa contou com a participação de profissionais da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

Realizada no Auditório da APAE, a capacitação abordou, na terça (07), temas relacionados à Deficiência Auditiva e à Deficiência Visual. Já na quarta (08), o foco da atividade foi na Deficiência Intelectual, enquanto, na quinta (09), foram trabalhados o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Conceitos, informações sobre diagnóstico e formas de inclusão escolar estiveram entre os tópicos abordados sobre cada uma das especificidades.

“Enquanto Educação, não basta apenas garantir uma vaga para as crianças que tenham necessidades especiais. Precisamos estruturar e capacitar os professores para que o atendimento seja cada vez mais qualificado. Não devemos só olhar para a deficiência, mas sim para as possibilidades de crescimento de cada um destes alunos”, frisa o secretário municipal de Educação, Edésio Tomasi.

Ele ainda ressalta que a pasta já está trabalhando na regulamentação da educação especial no município e, tão logo isto aconteça, deverão ser realizadas capacitações na área para todos os profissionais da rede. Já o prefeito Daniel Netto Cândido destaca a disponibilidade da FCEE em ofertar as palestras e a iniciativa da vereadora Rúbia Tamanini, que viabilizou a parceria com a instituição.

“No poder público, trabalha-se muito com números. Mas são os sentimentos que realmente importam. Precisamos trabalhar na essência, as famílias precisam da gente. Estamos disponíveis para, cada vez mais, desenvolver ações que possam melhor a qualidade de ensino e de vida destas crianças e adolescentes. Agradecemos a todos que acreditam neste projeto”, comenta o Chefe do Executivo Batistense.