PMAQ classifica NASF de São João Batista como Ótimo

Lista final de certificação do programa foi divulgada pelo Ministério da Saúde na última semana

O Ministério da Saúde divulgou na última semana a lista final de certificação do 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Nela, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de São João Batista foi avaliado como Ótimo, repetindo a classificação máxima obtida em 2013.

“É um resultado que nos orgulha bastante, já que, entre os municípios da região, apenas o NASF de São João Batista recebeu a avaliação máxima. Mostra que as ações que temos efetuado têm tido um reflexo positivo na comunidade”, comenta a coordenadora do NASF de São João Batista, a fonoaudióloga Clarissa Reinert Cim.

Criado em 2012, o NASF atua de forma integrada às equipes de Saúde da Família (eSFs), com o trabalho pautado na integralidade do usuário do SUS, respeitando os aspectos sociais, familiares e culturais. As ações são voltadas à promoção de saúde e prevenção de doenças através de grupos terapêuticos, visitas domiciliares aos acamados e ações nos bairros e escolas.

O acompanhamento dos grupos voltados à Perda de Peso, ao Acompanhamento Nutricional às Pessoas com Diabetes e ao Combate ao Tabagismo, na UBS Centro, estão entre as atividades atualmente desenvolvidas. Assim como Grupo de Perda de Peso e Ansiedade, na UBS Colônia Nova Itália, que facilita o acesso dos usuários da localidade ao serviço, que antes necessitavam se deslocar até a região central da cidade.

Já a partir desta sexta (31), um novo grupo de Combate ao Tabagismo iniciará no Centro Comunitário do Timbezinho. Os atendimentos são efetuados por meio da equipe multiprofissional do Núcleo, que é composta, além de Clarissa, pela assistente social Maria Abadia Faustino, pela psicóloga Debora Manes, pelos nutricionistas Rodrigo de Oliveira e Leticia da Silva e pelo fisioterapeuta Marcos Silvino.

Equipes AB/SB têm classificação atualizada

A lista do PMAQ-AB também atualizou a classificação de oito equipes de Atenção Básica e Saúde Bucal (AB/SB) do município, que havia sido publicada em setembro de 2018. Duas foram avaliadas como “ótimas” e seis como “muito boas”.

As avaliações foram realizadas in loco, por profissionais capacitados do Ministério da Saúde, em outubro de 2017. Com o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos, o PMAQ-AB propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

“A cada ciclo, São João Batista vem melhorando, o que é importante por representar uma elevação nos repasses federais. E, principalmente, mostra que o padrão de qualidade no atendimento vem sendo aprimorado”, destaca a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.

Conforme ela ressalta, o objetivo da administração é, até dezembro de 2020, que a Estratégia Saúde da Família atenda 100% da cidade. Para tanto, deverão ser criadas duas novas equipes e realizado alguns ajustes nos territórios atendidos pelas nove equipes atualmente existentes.