Acolher Você: Prefeitura de SJB e Coren/SC assinam termo de cooperação

Parceria possibilitará que enfermeiros da rede de atenção básica do município ampliem a atuação clínica a partir da adoção de protocolos

Dentro das adequações necessárias para implantação do programa Acolher Você, a prefeitura de São João Batista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, assinou nesta semana um termo de cooperação com o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC). A parceria possibilitará que os enfermeiros da rede de atenção básica do município ampliem a atuação clínica a partir da adoção de protocolos de enfermagem.

Uma das primeiras medidas promovidas por meio do acordo foi a capacitação de todos os enfermeiros da rede para normatizar o atendimento clínico em quatro grandes grupos assistenciais: saúde da mulher, doenças sexualmente transmissíveis, hipertensão e diabetes e demanda espontânea. O treinamento contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Florianópolis.

“Agora os nossos enfermeiros estão autorizados a realizar consultas clínicas, solicitar exames e prescrever medicamentos dentro dos protocolos clínicos de enfermagem pactuados com o Coren/SC. Isso proporcionará a ampliação dos atendimentos nas unidades de saúde e, junto com os médicos, dar acesso de qualidade para a população de São João Batista”, explica a responsável pela pasta de Saúde no município, Karin Leopoldo.

Conforme ela destaca, este é um passo essencial para que o programa Acolher Você possa ser bem-sucedido, já que agilizará os processos de trabalho dentro das unidades. O novo modelo de atendimento será colocado em prática a partir de setembro e tem como objetivos principais acabar com a formação de filas nas madrugadas e garantir o acolhimento de todos os usuários.