Programa Acolher Você será lançado nesta quinta

Ato, que simboliza o início do novo modelo de atendimento na Atenção Básica em Saúde de São João Batista, será realizado às 13h30, na UBS Centro

A Atenção Básica em Saúde de São João Batista inicia uma nova fase nesta quinta (12), com o lançamento do Programa Acolher Você, às 13h30, na UBS Centro. Após três meses de preparação, o novo modelo de atendimento será implantado gradativamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

“O Acolher Você coloca a necessidade do paciente em primeiro plano. Nossa principal meta é humanizar e otimizar o atendimento, mantendo a qualidade nos serviços”, resume o prefeito Daniel Netto Cândido. O fim das filas nas madrugadas e a garantia de acolhimento a todos os usuários são outros dos objetivos.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo, o agendamento deixará de ser limitado ao mês corrente e não haverá mais a distribuição de senhas para consultas por ordem de chegada. Cada unidade contará com um profissional que será responsável pelo acolhimento e outro pelo atendimento inicial, que fará o encaminhamento mais adequado após ouvir o relato do paciente.

“A demanda passa a ser livre e espontânea. O atendimento não é mais determinado pela quantidade de consultas, mas sim pelo tempo disponível. A ideia é fazer hoje o que precisa ser feito hoje, sem deixar para amanhã”, comenta Karin.

Teste positivo

Conforme ela explica, a implementação do programa tem sido efetuada em etapas. A primeira delas foi a realização de reuniões com as comunidades para explicar o novo modelo e sanar dúvidas. A segunda foi a capacitação de todos os servidores da rede municipal de Saúde, em parceria com o governo do Estado. Desde o início do mês, iniciou-se a implementação da metodologia na UBS Centro, em horário estendido, das 7h às 19h. A avaliação, até o momento, tem sido positiva.

“Percebemos que, mesmo que alguns ajustes ainda sejam necessários, a aceitação tem sido total. Somente na primeira semana, o novo modelo permitiu que acolhêssemos 400 pessoas a mais do que anteriormente. Esse é o SUS que dá certo”, comemora Karin.

Após a UBS Centro, a próxima unidade a adotar a nova metodologia será a do bairro Jardim São Paulo, a partir de outubro. Por serem as duas maiores unidades do município, é onde se espera que o Acolher Você gere mais impactos positivos. O cronograma prevê a implementação do programa, nas demais unidades, até o fim de novembro.