Odontologia na Primeira Infância será tema de evento

Com atividades voltadas a crianças, gestantes, puérperas e profissionais da saúde, encontro acontece no próximo dia 23, no Sesc de São João Batista

Cuidados especiais e acompanhamento adequado da saúde bucal são recomendados desde o nascimento e são fundamentais para o crescimento saudável da dentição. Com o objetivo de abordar o assunto de forma mais específica, a administração municipal de São João Batista, por meio da secretaria de Saúde, em parceria com a Escola de Formação em Saúde (Efos) de Santa Catarina, promove no dia 23 de outubro o evento “Odontologia na Primeira Infância”.

O encontro, que integra o programa Acolher Você, será realizado na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc) em São João Batista, com atividades voltadas a diferentes públicos. Nos turnos da manhã e da tarde, serão promovidas brincadeiras com turmas do 3º ano do Ensino Fundamental de instituições de ensino da rede municipal, tendo como foco orientações para a correta escovação dos dentes.

Já a partir das 16h, acontece uma capacitação direcionada aos profissionais da área de saúde do município. A odontopediatra Rosana Gama Martins abordará tópicos relacionados à anquiloglossia (língua presa) e ao diagnóstico precoce do problema, que pode ser efetuado com o Teste da Linguinha durante os primeiros 28 dias de vida.

A partir das 17h30, será promovida uma oficina e rodada de conversa voltada a gestantes e puérperas sobre cuidados com a saúde bucal dos recém-nascidos. A atividade contará com a participação de profissionais do grupo Anjos do Peito, de Brusque, e da equipe de enfermagem do Hospital Municipal Monsenhor José Locks. A cerimônia de encerramento está prevista para as 19h, com a presença de representante da Efos e da secretária Karin Leopoldo.