Saúde: com novo modelo, número de consultas cresce 137% em SJB
Programa Acolher Você completa seis meses e acumula resultados positivos em todas as unidades
Marco na transformação da Atenção Primária à Saúde (APS) em São João Batista, o Programa Acolher Você completa seis meses de sua implementação nesta quinta (12) e soma resultados positivos em todas as unidades. No total, o número de consultas médicas e de enfermagem aumentou 137,05% em comparação ao modelo anterior. Além disso, a população passou a contar com um atendimento mais humanizado, acolhedor e acessível.
“A avaliação é extremamente positiva. Com criatividade e motivação, estamos fazendo mais com praticamente os mesmos recursos e resgatando a credibilidade do SUS no município. O Acolher Você colocou a necessidade do paciente em primeiro plano, dando fim às filas nas madrugadas e garantindo o acolhimento a todos os usuários”, comenta o prefeito Daniel Netto Cândido.
Conforme explica a responsável pela Secretaria Municipal de Saúde, Karin Leopoldo, a implantação do programa foi viabilizada por meio de capacitações e mudanças nos processos de trabalho dos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Assim como o estabelecimento de fluxos claros e objetivos para assegurar que cada usuário tenha uma assistência à saúde integral, completa e hierarquizada.
“O foco é fazer hoje o que precisa ser feito hoje. Cada unidade conta com um profissional responsável pelo acolhimento e outro pelo atendimento inicial, que faz o encaminhamento mais adequado após ouvir o relato do paciente. Com isso, a confiança do cidadão com a sua unidade de referência vem sendo reestabelecida, assim como o vínculo com os profissionais que atuam nas equipes”, analisa a secretária.
Ela destaca, no entanto, que, apesar dos avanços, ainda há muito a ser aprimorado. A integração ainda maior com o Hospital Monsenhor José Locks e a consolidação do Acolher Você por meio de legislação municipal específica estão entre os próximos desafios. Assim como a criação de material explicativo para sanar as principais dúvidas relacionadas ao funcionamento do modelo de atendimento.
Acolher Você em números
Desde a implementação do programa, a média mensal de consultas médicas na soma das oito UBSs do município saltou de 3.194 para 5.203. Já nas consultas de enfermagem, a média anterior era de 1.532 e agora é de 6.010. Com isso, foi contabilizado um crescimento de 137,05% no número de consultas em comparação ao modelo anterior. Os dados são do Sistema de Prontuário Eletrônico da Secretaria Municipal de Saúde.
Aqui tem SUS
Devido aos resultados, o programa foi um dos selecionados para a 3ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”. A iniciativa recebeu a nota 97 e foi apresentada em São Bento do Sul, nesta quarta (11), durante o evento que integra a programação do VI Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC). Com isso, a experiência batistense servirá de referência para outros municípios do estado.
“É motivo de orgulho para a cidade e mostra que estamos no caminho certo. Ao garantirmos o acolhimento de todos os usuários, priorizando hoje o que precisa ser feito hoje, temos, aos poucos, reestabelecido a credibilidade do SUS em São João Batista”, avalia Karin.