Rede municipal de ensino de São João Batista retoma aulas presenciais nesta quinta (18)

Com 50% da capacidade, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental serão os primeiros a retornarem

Após 11 meses suspensas, as aulas presenciais na rede municipal de ensino de São João Batista serão retomadas a partir desta quinta (18), de forma escalonada. Os primeiros a voltarem serão os estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental. Na próxima segunda (22), será a vez dos alunos da Pré-Escola e do 1º ao 5º do Ensino Fundamental. E, no dia 24, das creches.

Em todos os níveis, o retorno será com 50% da capacidade de atendimento de cada unidade e seguindo as diretrizes dos Planos de Contingência elaborados para mitigar as probabilidades de contágio por Covid-19 (confira detalhes abaixo). Com isso, as atividades presenciais seguirão um sistema de rodízio.

No caso da Pré-Escola e do Ensino Fundamental, os estudantes terão uma semana com aulas presenciais seguida de uma semana com atividades para fazer em casa. Já no caso das creches, o atendimento será em meio período, com metade das crianças frequentando as unidades no turno da manhã e a outra metade à tarde.

Também foram disponibilizados dois modelos de ensino a distância para os pais/responsáveis que optarem por manter seus filhos em casa. Um deles é focado integralmente em aulas on-line e, o outro, na retirada de materiais impressos na escola, assim como ocorreu ao longo do último ano. Em ambos os modelos, as atividades serão disponibilizadas a partir de 1º de março.

“Todas as equipes têm se preparado bastante para este momento, com capacitações e muito trabalho. No entanto, para que esta retomada seja bem-sucedida, é fundamental a parceria entre as famílias e as escolas. É um momento novo, diferente, em que a empatia será o fator determinante para termos êxito“, comenta o secretário municipal de Educação, Gregório de Souza Filho, o Gorinho.

Na noite desta terça (16), foi realizada uma transmissão em vídeo nas redes sociais da Prefeitura Municipal para explicar em detalhes o funcionamento do protocolo sanitário para retomada das atividades presenciais. O conteúdo pode ser conferido tanto na fanpage faceboook.com/prefeiturasjb como no canal youtube.com/prefeituradesãojoãobatista.

Cronograma de início das aulas

* Modelo Híbrido (uma semana com aulas presenciais e uma semana com atividades em casa)

– 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental: início dia 18 de fevereiro

– 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental: início dia 22 de fevereiro

– Pré-Escola: início dia 22 de fevereiro

* Modelo Aulas On-line: início dia 1º de março

* Modelo Retirada de Materiais Impressos: início dia 1º de março

* Creches: início dia 24 de fevereiro

Observação: pais/responsáveis devem entrar em contato com a escola ou creche para consultar o dia exato que seu filho (a) iniciará as aulas presenciais, assim como comparecer à respectiva unidade de ensino para optar por um dos modelos e assinar o termo de responsabilidade.

Orientações às famílias (Plano de Contingência contra a Covid-19)

* A criança deve vir para a escola usando corretamente a máscara (dentro do ônibus, nas dependências da escola e em todo o período de aula), bem como deverá ter uma máscara reserva para ser realizada a troca a cada quatro horas.

* A criança que tiver condições deve trazer de casa seu álcool gel para higienização contínua durante o período de aula (para as que não puderem, todas as unidades foram equipadas com totens de álcool gel).

* Cada criança deverá ter sua garrafinha de água para uso individual.

* As escolas receberão as crianças com sistema de organização para garantir o distanciamento pessoal mínimo de segurança.

* A temperatura de cada criança será aferida na entrada da escola.

* A criança que apresentar temperatura acima de 37,8 graus será imediatamente isolada, com a família sendo chamada para encaminhá-la ao sistema de saúde.

* A criança que estiver apresentando quaisquer sintomas sugestivos de Covid-19, como febre, dor no corpo, mal-estar, dor de cabeça, diarreia, coriza, entre outros, deverá ficar em casa.

* O material didático não poderá ser compartilhado. Cada criança deve ter o seu.

* A criança deve ser orientada pelos pais sobre a importância de manter o distanciamento pessoal.

* A escola se responsabilizará em permanecer com o espaço ventilado, arejado e higienizado para acolher o aluno com segurança.