Projeto “A Semente da Verdade” incentiva valores como ética e honestidade entre estudantes de SJB

Iniciativa vem sendo desenvolvida junto a estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino

Vivenciar atitudes e valores diários relacionados à verdade. Esta é a proposta principal do projeto “A Semente da Verdade”, que vem sendo desenvolvido junto a estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de São João Batista.

O projeto é baseado no conto folclórico oriental de mesmo nome, em que um imperador, que não tinha filhos e nem parentes próximos, precisa arrumar um sucessor. A forma encontrada foi promover um concurso entre as crianças do reino, em que, quem cultivasse a planta mais bonita, seria o vencedor.

Durante o projeto, os alunos trabalham questões relacionadas à ética, à honestidade, à igualdade, à democracia, ao carinho e ao cuidado com o próximo. Além disso, por meio de sequências didáticas, as unidades têm a liberdade de abordar assuntos relacionados à preservação do meio ambiente, à alimentação saudável, à reciclagem, entre outras questões.

“O projeto tem a honestidade e a ética como enfoque inicial, promovendo a interdisciplinaridade e atuando na postura das crianças no convívio social. Com isso, as escolas conseguem incitar os estudantes a terem um olhar crítico, auxiliando também no processo de formação social, cultural e humano“, explica coordenadora de articulação de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Telma Soares.