São João Batista terá também vacinação contra febre amarela neste sábado (06)

Município foi notificado sobre caso na região e reforça alerta para população se imunizar contra a doença

Pessoas com idade entre nove meses e 59 anos que ainda não se imunizaram contra a febre amarela devem procurar o quanto antes a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro ou a do Jardim São Paulo. O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista, que foi notificada nesta sexta (05) sobre um caso positivo para a doença na região, registrado em Águas Mornas.

Ambas as unidades disponibilizarão as doses à comunidade neste sábado (06), das 8h às 17h, de forma paralela à já prevista vacinação contra a Covid-19 dos idosos com 80 anos ou mais. As doses também são oferecidas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. É necessário apresentar Cartão do SUS e a Carteirinha de Vacina (se tiver). Quem tem mais de 60 anos, deve apresentar prescrição médica.

“É importante que, caso alguém encontre um primata morto ou doente, notifique imediatamente a Vigilância Epidemiológica pelo fone (48) 3380-7528. Os macacos são os primeiros a adoecerem por febre amarela e sinalizam a presença do vírus nas redondezas”, explica a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.

Conforme ela destaca, apenas uma dose contra a febre amarela é o suficiente. Ou seja, quem já recebeu a vacina antes, não precisa se imunizar novamente. Confira, abaixo, mais informações sobre a doença.

Sobre a febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa e não contagiosa que se mantém endêmica ou enzoótica nas florestas tropicais dos continentes americano e africano, sendo transmitida ao homem mediante a picada de insetos hematófagos da família Culicidae, em especial dos gêneros Aedes e Haemagogus. As manifestações iniciais da doença são: febre alta de início súbito, sensação de mal-estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos.

Quando a doença evolui para a forma grave, há um aumento da febre, diarreia, reaparecimento dos vômitos, dor abdominal, icterícia (olhos amarelados, semelhante à hepatite), manifestações hemorrágicas (equimoses, sangramentos no nariz e gengivas) e ocorre funcionamento inadequado de órgãos vitais como fígado e rins. Em caso de sintomas suspeitos, a orientação é procurar atendimento médico de forma imediata.