São João Batista recebe 90 novas doses de Coronavac

Quantitativo será utilizado para aplicação das doses de reforço em quem recebeu primeira dose há 35 dias ou mais

O município de São João Batista recebeu 90 doses da vacina Butantan/Coronavac nesta segunda-feira (03). O quantitativo será destinado à aplicação das doses de reforço em quem recebeu a primeira dose do imunizante há 35 dias ou mais.

As doses serão aplicadas nesta terça-feira (04), a partir das 7h30, no Centro Municipal de Convivência do Idoso Corina Brasil dos Santos. A estrutura fica situada na rua do Sesc, próxima à Estação Rodoviária e ao Centro de Eventos. É necessário apresentar Cartão do SUS e Carteirinha de Vacinação.

“O número de vacinas é insuficiente para todos. Por isso, neste momento, serão atendidas as pessoas cujo prazo de aplicação da segunda dose estourou há mais tempo. Vamos ter de aguardar a chegada de novas remessas da vacina para concluir o processo de imunização de todos que estão no aguardo”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Aline Paulista.

Conforme ela destaca, o problema de falta de vacinas Coronavac afeta todo o País. A produção do imunizante teve de ser suspensa pelo Instituto Butantan, em meados de abril, por falta de insumos. Mesmo já tendo sido retomada, a distribuição segue insuficiente para atender a demanda reprimida nos municípios brasileiros.

Na última semana, inclusive, o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica sobre o assunto. Nela, o órgão orienta que a aplicação das segundas doses ocorra mesmo fora do prazo recomendando pelo laboratório, reforçando a importância de se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a doença.

Primeiras doses

Já a aplicação das primeiras doses tem prosseguimento em São João Batista com a utilização do imunizante AstraZeneca, produzido pela Fiocruz. A vacina está disponível para pessoas de 60 anos ou mais, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, no Centro Municipal de Convivência do Idoso Corina Brasil dos Santos, que fica situado na rua do Sesc. É necessário apresentar Cartão do SUS e Carteira de Vacinação (se tiver).