Parque Cascata do Fernandes recebe mutirão de limpeza

Mesmo com visitação suspensa desde março do ano passado, espaço tem sido alvo de atos de vandalismo

A administração municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura, da Fundação de Meio Ambiente (Fumab) e da Coordenadoria de Defesa Civil, o Grupo Escoteiro São João Batista 98 SC e a Associação de Moradores e Amigos da Vargem Pequena (Amavap) promoveram um mutirão de limpeza no Parque Cascata do Fernandes na manhã deste sábado (05). Mesmo com visitação pública suspensa desde março do ano passado, como medida para evitar aglomerações durante a pandemia, o espaço tem sido alvo de invasões e de atos de vandalismo.

Durante o mutirão, foram recolhidos resíduos orgânicos, entulhos e estilhaços de garrafas e de janelas quebradas deixados pelos invasores. Até mesmo uma geladeira jogada dentro da água e um sofá colocado em uma das margens foram retirados. O deque de madeira anexo ao quiosque do local foi interditado pela Defesa Civil por risco de queda.

“Não há abandono por parte do poder público e, sim, um uso indevido e inadequado do local por parte de algumas pessoas. É uma situação lamentável que, mesmo com operações da Polícia Militar no local, tem se repetido reiteradamente. As pessoas precisam se conscientizar que este é um espaço de beleza única e, preservá-lo, é tarefa de todos”, destaca a diretora-executiva da Fumab, Fernanda Brasil Duarte.

A administração municipal de São João Batista salienta que a visitação ao Parque Cascata do Fernandes permanece suspensa, por tempo indeterminado, sendo proibido o acesso à estrutura. E informa, ainda, que está avaliando alternativas para aprimorar a gestão do espaço.