Saúde na Escola: programa busca prevenção e cuidado da obesidade infantil em SJB

Iniciativa está sendo desenvolvida junto a estudantes do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino

A edição de 2021 do programa Saúde da Escola tem a prevenção e o cuidado da obesidade infantil como foco. A iniciativa está sendo desenvolvida em São João Batista, nas nove escolas da rede municipal de ensino, por meio de uma atuação conjunta entre profissionais das secretarias municipais de Saúde e de Educação. A ação abrangerá aproximadamente 1 mil estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Um dos objetivos principais do programa é a detecção do problema em crianças de 6 a 10 anos. Equipes de Saúde da Família realizaram, durante aulas de Educação Física, avaliações antropométricas dos alunos, que incluíram medição de peso, de altura, de circunferência abdominal e classificação dentro do Índice de Massa Corporal (IMC).   Os dados estão sendo analisados pelas equipes responsáveis para identificar casos de obesidade infantil no município. Estudantes que apresentem diagnóstico de obesidade serão encaminhados, posteriormente, para atendimento nutricional individual e coletivo. Familiares dos alunos também receberão orientações sobre o assunto. Outro objetivo do programa é desenvolver atividades educativas sobre vida saudável. Nutricionistas da Equipe Multiprofissional de Atenção à Saúde estão ministrando palestras nas unidades de ensino, abordando, entre outros temas, a importância de se manter uma dieta balanceada, da mastigação correta e da prática de atividades físicas. Além disso, anteriormente foram efetuadas reuniões com diretores e professores para trabalhar em rede na prevenção da obesidade infantil.