São João Batista adere ao Plano 1000 do Governo do Estado de Santa Catarina

Mais de R$ 39 milhões devem ser repassados ao município, ao longo dos próximos cinco anos, para execução de obras estruturantes em diversas áreas

O prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, e o governador Carlos Moisés assinaram, no final da tarde desta quarta-feira (09), o termo de adesão do Município de São João Batista ao Plano 1000 do Governo do Estado de Santa Catarina. A cerimônia foi realizada no Palácio d’Agronômica, em Florianópolis. A iniciativa proporcionará que, ao longo dos próximos cinco anos, a Capital Catarinense do Calçado receba o repasse de mais de R$ 39 milhões para investimentos em diversas áreas.

“O Plano 1000 nos dará condições de tirar vários projetos da gaveta e realizar o sonho de nossa gente. Entre os projetos que temos programado, estão a execução de cinco quilômetros de asfalto, cinco quilômetros de pavimentação com lajotas e também mais 24 quilômetros de calçadas. Além de outras novidades, que anunciaremos conforme os valores forem sendo repassados”, comenta Pedroca.

Já o governador Carlos Moisés destaca que o Plano 1000 atenderá todos os 295 municípios catarinenses, com um aporte total de R$ 7,3 bilhões. Inicialmente, estão sendo assinados documentos com as 70 maiores cidades, que concentram 80% da população. No ato desta quarta-feira (09), foram contemplados municípios das regiões Norte, Sul, Serrana, Oeste, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

“O Plano 1000 é uma iniciativa que trata de maneira igualitária os cidadãos de Santa Catarina. O recurso é distribuído conforme a população de cada município. Não há discriminação por conta do partido político do prefeito nem favorecimento a quaisquer regiões. Queremos implantar uma política de Estado, não de apenas um Governo. O dinheiro precisa ser usado em obras estruturantes, que melhorem a vida das pessoas. É uma forma de pensar o futuro que queremos”, frisou Carlos Moisés.

De acordo com o Poder Executivo Estadual, por meio do Plano 1000, os municípios catarinenses receberão recursos equivalentes a R$ 1 mil por habitante, conforme a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) para o ano de 2021. Os recursos serão liberados mediante aprovação dos projetos dos municípios pelas áreas técnicas do Governo do Estado e devem contemplar obras estruturantes em áreas como infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento social, impactando no desenvolvimento regional.