Evento será realizado no Auditório da APAE, a partir das 13h, e é aberto a toda a população interessada

A 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de São João Batista será realizada no dia 31 de março. O evento, que acontece no Auditório da APAE (Rua Manoel Pereira Filho, n° 203, Centro), terá como tema central “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Toda a população está convidada a participar da Conferência, que tem organização conjunta do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. O credenciamento pode ser realizado diretamente no local, a partir das 13h (confira, abaixo, os eixos temáticos e a programação completa do evento).

“A participação da comunidade é fundamental para termos um debate amplo e qualificado sobre o assunto. E, com isso, fortalecermos programas e ações relacionadas à saúde mental, que, mais para frente, poderão refletir em avanços importante para o município”, destaca a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.

O principal objetivo da Conferência é promover, por meio da participação popular, em conjunto com profissionais de saúde, gestores e prestadores de serviços de saúde, uma profunda discussão sobre os temas definidos pelo Conselho Nacional de Saúde.

E, ao final, apresentar um relatório com propostas a serem levadas às etapas estadual e nacional, assim como eleger, de forma paritária entre usuários e representantes do governo, os delegados que representarão o município na fase seguinte.

“Quanto maior for a nossa participação na etapa municipal, maior será a chance de ter os anseios do povo batistense presentes no relatório nacional”, conclama a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jânifer Otto.

Eixos temáticos da Conferência

– Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania;

– Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;

– Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade;

– Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Programe-se

O que: 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de São João Batista

Quando: dia 31 de março de 2022 (quinta-feira), das 13h às 19h

Onde: no Auditório da APAE de São João Batista (Rua Manoel Pereira Filho, nº 203, Centro)