Projeto Saúde Bucal nas Escolas é desenvolvido junto à rede municipal de São João Batista

Atividades, promovidas em parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação, tiveram como público-alvo estudantes do 1º ao 5º do Ensino Fundamental

Estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental participaram, ao longo das últimas semanas, do projeto Saúde Bucal nas Escolas. As atividades foram desenvolvidas em oito unidades da rede municipal de ensino de São João Batista e contemplaram, no total, 1960 alunos.

A iniciativa foi viabilizada por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Saúde, em ação integrante do programa Saúde nas Escolas. O projeto teve como objetivo a promoção de hábitos saudáveis de higiene bucal, desmistificando, desde cedo, o que está em torno do “medo de ir ao dentista”.

Cada escola recebeu a visita de uma equipe de odontologia do município, composta por cirurgião-dentista, auxiliar em saúde bucal e técnico em saúde bucal, que orientaram os alunos sobre técnicas adequadas de escovação. E, também, sobre como a adoção de uma alimentação saudável auxilia na prevenção de problemas dentários e de doenças.

O projeto será desenvolvido de forma continuada e tem uma segunda etapa prevista para os próximos meses, em que as equipes retornarão às escolas para avaliação das condições de saúde bucal dos estudantes e, ainda, orientações aos pais nos casos que forem necessários.