Dia Mundial Sem Tabaco: São João Batista conta com grupo para quem quer parar de fumar

Iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, possibilita compartilhamento de experiências e o acompanhamento por parte de profissionais da área

Parar de fumar não é uma tarefa fácil, uma vez que o tabaco causa dependência física e psicológica. No entanto, para quem deseja abandonar o vício, a Prefeitura de São João Batista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece o Programa de Combate ao Tabagismo. A iniciativa tem como objetivo reforçar as ações nacionais de conscientização sobre os danos sociais, à saúde, econômicos e ambientais gerados pelo tabaco.

Como parte do programa, é promovido um grupo de apoio aos usuários. Os encontros, que acontecem ao longo de todo o ano na Unidade Básica de Saúde Novo Horizonte, proporcionam o compartilhamento de experiências e o acompanhamento de profissionais da saúde.

Conforme explica o nutricionista Rodrigo Matias, foram atendidos, no último ano, cerca de 80 pacientes. O trabalho foi desenvolvido com base nos manuais de orientação do Ministério da Saúde e em informações sobre o uso de medicamentos e todos os malefícios provocados pelo consumo do tabaco.

“É importante lembrar que esta ação contribui com a proteção e a promoção à saúde, reduzindo o risco de doenças crônicas e suas complicações. Deixar de fumar aumenta a qualidade e a expectativa de vida”, salienta a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo, destacando que, quem tiver interesse em parar de fumar, pode procurar uma unidade de saúde para mais informações.

Inscrições abertas

As inscrições para um novo grupo de apoio do Programa de Combate ao Tabagismo estão abertas. Quem tiver interesse em participar, deve comparecer na Unidade Básica de Saúde Novo Horizonte (situada na rua João Nicolodi, no bairro Novo Horizonte) na quinta-feira (02/06), das 15h30 às 19h, com as entrevistas sendo realizadas por ordem de chegada.