Descendentes de imigrante italiano pioneiro visitam Colônia Nova Itália

Situada em São João Batista, localidade foi fundada em 1836 pelo primeiro grupo de imigrantes italianos a chegar ao Brasil

A Colônia Nova Itália recebeu, na tarde desta sexta-feira (01/07), a visita de descendentes do pioneiro Giuseppe Bozzano. Eles visitaram a Igreja São José e o cemitério da localidade, que é o berço da imigração italiana no Brasil e fica situada em São João Batista. A visita do grupo, que foi formado por quase 30 pessoas provenientes de São Paulo e Santa Catarina, teve como objetivo conhecer melhor a história de seus antepassados.

Antes da visita à localidade, pela manhã, os descendentes de Giuseppe Bozzano foram recepcionados na Câmara de Vereadores por representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipal, da Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil (Adanpib) e da comunidade batistense. Na oportunidade, o historiador Paulo Vendelino Kons fez um relato sobre a fundação, em 1836, da Colônia Nova Itália.

Entre os 132 imigrantes italianos que se estabeleceram no local, estava Giuseppe Bozzano (atualmente também grafado Busana e Busano), que nasceu em Castelletto d’Orba, na região do Piemonte, situada na província de Alexandria (a 60 km de Gênova). Já em terras catarinenses, em 25 de setembro de 1837, ele se casou com Magdalena Montaldo, com quem viria a ter diversos filhos, originando a linhagem brasileira da família.