Combate ao trabalho infantil em São João Batista é tema de roda de conversa

Encontro, realizou na manhã desta quarta-feira (06), reuniu rede socioassistencial do município e técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social para tratar sobre o problema

A Secretaria Municipal de Assistência Social de São João Batista promoveu, na manhã desta quarta-feira (06), uma roda de conversa junto à rede socioassistencial do município tendo como tema o combate ao trabalho infantil. O encontro, realizado no Centro Cultural Batistense, contou com a presença da assistente social Maria de Fátima Chioca e do sociólogo Frederico Carvalho, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social.

A dupla, corresponsável em âmbito estadual pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que está em processo de retomada em São João Batista, abordou uma série de tópicos relacionados ao problema. Entre eles, a conceituação sobre o que é considerado trabalho infantil e as suas consequências, assim como uma reflexão sobre os mitos que rodeiam o assunto.

“É um debate difícil, pois não tem solução fácil. A sociedade está empobrecendo cada vez mais, com crianças e adolescentes tendo que auxiliar as famílias a colocar alimento na mesa. Só que isso, em contrapartida, acaba lhes tirando a possibilidade de estudar, de se capacitar, para ter um futuro mais próspero. Cabe ao poder público, em todas as suas esferas, em conjunto com a sociedade civil, criar políticas públicas para resolver este problema”, comenta a secretária municipal de Assistência Social, Naldir da Silva Alexandre.

A Roda de Conversa contou também com a presença de profissionais que atuam junto ao CRAS, ao CREAS, à Saúde, à Educação, assim como representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Univali, do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Calçado de São João Batista e da comunidade. Durante a reunião, foram abertos espaços para que todos tivessem a oportunidade de se manifestar e colaborar com sugestões.