Projeto de creche municipal incentiva reutilização de materiais recicláveis

Projeto “Reciclar e algo novo criar” foi desenvolvido pela Creche Municipal Alice da Silva Gomes junto às turmas de Berçários e Maternais

A Creche Municipal Alice da Silva Gomes tem realizado, ao longo dos últimos meses, o projeto “Reciclar e algo novo criar” junto às turmas de Berçários e Maternais. A iniciativa tem como objetivo incentivar os pequeninos, desde cedo, a desenvolverem práticas adequadas de separação de resíduos orgânicos e de reaproveitamento do lixo seco.

“Este projeto surgiu da vontade de trazer para dentro da creche este tema, que classificamos como de suma importância para o nosso dia a dia e para o nosso futuro. Em equipe, trabalhamos juntas para fazer com que este projeto fosse de longo alcance, estendendo às famílias das crianças para que também participassem”, comentam Crislaine Hames, Emily Alexandre Veneri e Helenita Teixeira, professoras de Educação Infantil da hora-atividade no vespertino.

Como parte do projeto, foram produzidos brinquedos e materiais pedagógicos. A iniciativa foi desenvolvida com o apoio dos pais e responsáveis. Os itens confeccionados foram comercializados em uma feirinha realizada nesta terça-feira (05), cujo lucro será utilizado para realização de atividades especiais de lazer com as crianças.

“A parceria dos pais foi fundamental para que o projeto das meninas fosse o sucesso que está sendo. Mesmo os pais sem tantos recursos não deixaram de auxiliar a fazer os brinquedos. Ficou tudo lindo. Esta parceria dos pais com a creche é maravilhosa. Podemos contar com eles para tudo”, destaca a diretora da unidade, Cristiane de Araujo.

O secretário municipal de Educação, Gregório de Souza Filho, o Gorinho, também marcou presença na feirinha para prestigiar o trabalho da unidade. “A gente vê no rosto das crianças a satisfação quando o pai, a mãe, participam da vida escolar deles. Por isso, parabenizamos a Creche Alice por este trabalho maravilhoso, promovendo a interação família-escola que tanto é necessária”, avalia Gorinho.