Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São João Batista será inaugurado nesta quinta-feira (21)

Situada na rua Augusto Paulo Durkopp, n° 60, unidade especializada em saúde mental atuará no tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente

A administração municipal de São João Batista inaugura nesta quinta-feira (21), às 14h, o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade. Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, a unidade fica situada na rua Augusto Paulo Durkopp, nº 60 (em frente à Rede Feminina de Combate ao Câncer) e terá funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os atendimentos iniciam na próxima segunda-feira (25).

“É mais uma necessidade antiga de nosso município que vamos conseguir atender. Um avanço importante na área de saúde mental, que vai possibilitar um atendimento especializado a quem precisa“, destaca o prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca. De modalidade tipo I e abrangência microrregional, o CAPS atuará no tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas.

A equipe será composta por médico psiquiatra, médico clínico com formação em saúde mental, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, assistente social e assistente administrativo. Também serão ofertadas especialidades relacionadas a Práticas Integrativas e Complementares, de acordo com o perfil dos pacientes.

“Hoje temos em São João Batista mais de 2,7 mil pacientes atendidos pela rede municipal em saúde mental. Com a inauguração do CAPS, vamos passar a ter uma referência para encaminhamento pelas unidades básicas e também para atendimentos de urgência na área. Além disso, a unidade promoverá ações preventivas, tendo em vista o aumento da procura de pessoas com queixas relacionadas à depressão, ansiedade e outros transtornos”, comenta a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.

Programe-se

O que: inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São João Batista

Quando: dia 21 de julho de 2022 (quinta-feira), às 14h

Onde: rua Augusto Paulo Durkopp, n° 60 (em frente à Rede Feminina de Combate ao Câncer)