Secretaria de Saúde de São João Batista divulga relatório sobre gastos com medicamentos para a população

Mais de 5,3 milhões de comprimidos foram distribuídos nos últimos 12 meses pelas farmácias das unidades básicas de saúde do município

A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista, por meio das farmácias da rede de atenção básica, entregou à comunidade 5.371.264 unidades de medicamentos nos últimos doze meses. O investimento, no período, foi de R$ 1.253.851,65, o que representa uma média de mais de R$ 100 mil por mês.

O mais distribuído, no período, foi o Omeprazol 20mg, utilizado no controle da acidez estomacal. A lista dos cinco mais receitados também abrange quatro medicamentos controlados (Clonazepam, Amitriptilna, Sertralina e Fluoxetina), utilizados no tratamento de ansiedade ou depressão.

O número de atendimentos à população, ao longo dos últimos 12 meses, foi de 183.185, uma média de 15.265 por mês. O dado considera um atendimento a cada receita apresentada.

“Apesar da falta sistêmica de alguns medicamentos no cenário mundial e também nacional, o município tem buscado assegurar o abastecimento à população. A meta é manter o estoque sempre para, no mínimo, dois meses, evitando a falta de remédios na rede”, destaca a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.

Lista de medicamentos mais distribuídos

1) Omeprazol 20 mg (estômago)

2) Clonazepam 2 mg (ansiolítico, controlado)

3) Amitriptilna 25 mg (antidepressivo, controlado)