Vigilância Epidemiológica realiza trabalho preventivo contra dengue e verificação de cadernetas de vacina em escolas de SJB

Iniciativa, que integra o programa Saúde nas Escolas, tem como objetivo orientar estudantes e famílias sobre os temas

Equipes da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde estão visitando as escolas do município para levar orientações sobre o combate à dengue. E, também, para verificar a caderneta de vacinação dos estudantes. A iniciativa tem como público-alvo alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O objetivo é orientar as crianças e suas famílias sobre os temas. Em relação ao combate à dengue, estão sendo realizadas palestras educativas e distribuídos fôlderes sobre ações preventivas a serem realizadas em cada casa.

Já no caso das cadernetas, as equipes observam se o esquema vacinal dos alunos está em dia. Nos casos em que não está, as equipes encaminham um recado aos responsáveis para que levem os seus filhos a uma sala de vacinação.

A iniciativa busca estimular à adesão à Campanha de Multivacinação, que está em andamento em São João Batista e todo o Brasil. E, desta forma, contribuir para a elevação dos índices de cobertura vacinal, que, desde 2016, estão em queda, representando uma ameaça para o retorno de doenças consideradas extintas ou erradicadas.

A ação, que integra o programa Saúde nas Escolas, teve início pela escola Araci Espíndola Dalsenter e prossegue na próxima semana pela escola Prefeito Sinézio Octaviano Dadam. E terá continuidade até o mês de outubro, abrangendo as demais escolas da rede municipal.

Vacinação contra a pólio

Também será realizada, a partir da próxima semana, a verificação de cadernetas em creches e núcleos infantis da rede. Além de orientações sobre doses atrasadas, as equipes de Vigilância Epidemiológica disponibilizarão a vacina contra poliomielite (paralisia infantil) nas unidades que aderirem. A “gotinha”, no entanto, somente será aplicada quando houver a autorização dos pais/responsáveis.