São João Batista sedia encontro microrregional para capacitação sobre escuta especializada

Evento, realizado nesta terça-feira (04) no Centro Municipal de Convivência do Idoso, teve a Assessora de Assistência Social da Granfpolis, Vânia Guareski Souto, como palestrante

 

Integrantes das redes de proteção à criança e ao adolescente dos municípios de São João Batista, Canelinha, Major Gercino e Nova Trento participaram nesta terça-feira (04) de uma capacitação sobre o tema. Realizado na Capital Catarinense do Calçado, no Centro Municipal de Convivência do Idoso, o encontro microrregional teve como palestrante a Assessora de Assistência Social da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), Vânia Guareski Souto.

O evento teve como objetivo aprofundar os conhecimentos dos participantes sobre a legislação vigente e as etapas necessárias para implementação do sistema nos municípios. O encontro foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de São João Batista, com o apoio da Granfpolis e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Cerca de 30 profissionais das áreas da Assistência Social, da Educação, da Saúde, da Segurança Pública, do Judiciário e do Ministério Público participaram.

“Foi mais um passo importante para a implementação da escuta especializada em nossa cidade. Já temos um comitê gestor formado, que está trabalhando na elaboração do fluxograma do sistema, e, posteriormente, faremos a capacitação de toda a rede socioassistencial. Esta iniciativa será muito importante para garantir os direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência”, destaca a secretária municipal de Assistência Social de São João Batista, Naldir da Silva Alexandre.