Grupos de reeducação alimentar auxiliam na perda de peso e no combate a doenças

Atividades são disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista e são voltadas a pacientes com encaminhamento para consulta em nutrição pelo SUS

O ano de 2022 tem sido marcado por uma retomada das atividades coletivas de promoção em saúde em São João Batista. Entre elas, está a realização de grupos de reeducação alimentar para atendimento de pacientes com necessidade de emagrecimento e reordenamento de hábitos alimentares para tratamento de diabetes, hipertensão ou sobrepeso.

Desde a retomada, a Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista, por meio da Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada (antigamente denominada NASF), já organizou 24 grupos com esta finalidade. A iniciativa tem como objetivo agilizar o atendimento a pacientes que estão no aguardo para consulta em nutrição pelo SUS.

Para cada turma, são ofertados três encontros, com periodicidade quinzenal e retornos programados. As atividades são conduzidas pelos nutricionistas Rodrigo Matias e Letícia da Silva, contando com a participação do fisioterapeuta Marcos Vinícius e da psicóloga Debora Pelegrini.

“Temos verificado que os participantes têm alcançando bons resultados, conseguindo perder peso e também mudar hábitos alimentares. O desafio, no entanto, tem sido o grande número de ausência dos pacientes. Dos 407 que foram chamados até o momento, apenas 188 compareceram aos três encontros e estão com retorno programado”, destaca a coordenadora da Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada, Janifer Otto.

No primeiro encontro, são realizadas avaliações antropométricas (peso, altura e circunferência da cintura) nos pacientes. Em seguida, inicia-se o atendimento em grupo, apresentando as mudanças recomendadas no estilo de vida. Já no segundo encontro, os participantes recebem um cardápio personalizado, com especificações de cada item, de acordo com o problema de saúde relatado.

Por fim, no terceiro encontro, o nutricionista acompanha a evolução de cada paciente, repetindo as avaliações antropométricas, além de tirar dúvidas referentes à alimentação sugerida no cardápio. E, também, a psicóloga aborda em grupo questões relacionadas à ansiedade e atividades práticas de tratamento.

“O grupo ajudou muito a focar no objetivo que eu queria, que era emagrecer. Consegui perder 14 quilos. As pessoas deveriam aproveitar esta oportunidade, de mudar de vida, valorizar os profissionais que estão lá se dedicando, querendo ajudar, o bem-estar da gente“, avalia a moradora do bairro Tajuba I, Luciana Maçaneiro, que ingressou em março em uma das turmas.